Subprojeto de matemática PIBID/Unisul: novas possibilidades de aprendizagem

Authors

  • Rosana Camilo da Rosa
  • Ana Carolina Citadin Fernandes
  • Bianca Claudino Nazário
  • Edevan Roecker
  • Igor da Silva do Amaral

Keywords:

Jogos Matemáticos, Recurso Metodológico, Interação Social.

Abstract

Nesse artigo apresentamos o relato de uma experiência que utiliza jogos matemáticos como recurso metodológico no ensino e na aprendizagem de Matemática. Esta ação envolveu alunos do Ensino Fundamental e Médio nas aulas de monitoria ministradas pelos Bolsistas de Iniciação à Docência e orientadas pela Coordenadora de Área do Subprojeto de Matemática do PIBID/Unisul, no primeiro semestre de 2015. A utilização de jogos em sala de aula é um recurso pedagógico que favorece a interação social entre os alunos e a conscientização do trabalho em grupo, o desenvolvimento da criatividade, da competição “sadia” e permite ao professor identificar e diagnosticar algumas dificuldades dos alunos. É necessário que o professor tenha um planejamento organizado para obter o sucesso desejado e o jogo também deve ser interessante e desafiador, de modo a estimular o aluno a buscar a solução dos problemas.

Published

2015-11-02

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Subprojeto de matemática PIBID/Unisul: novas possibilidades de aprendizagem. (2015). Cadernos Acadêmicos, 7(2). https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/CA/article/view/14154