Mosaicos: uma possibilidade para o ensino da geometria

Autores

  • Adriano Eusébio dos Santos
  • Daniela Roxo Pereira
  • Elizete Maria Possamai Ribeiro
  • Lucilene Pereira Alexandre Arâmbula
  • Malu Alexandre Gomes
  • Valdirene da Rosa Roxo

Palavras-chave:

Geometria, Interdisciplinaridade, Formação.

Resumo

Uma das propostas apresentadas pelos PCN é a interdisciplinaridade, sendo esta uma forma de desenvolver atividades, fazendo a integração dos conteúdos com disciplinas de outras áreas, com o objetivo de garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo limites. Assim, este artigo é resultado das atividades desenvolvidas em uma oficina ministrada aos estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Avançado Sombrio, referente aos conceitos de geometria aplicados de modo interdisciplinar. O conjunto de atividades desenvolvidas oportunizou a discussão e a inserção dos diversos conceitos relacionados. A escolha do público ao qual foi apresentada a oficina se deu por serem futuros docentes, oportunizando a todos uma socialização de conhecimentos e saberes. A oficina foi planejada a partir da seguinte problemática: É possível abordar de forma interdisciplinar conceitos geométricos através da utilização de mosaicos? Esta problemática, para ser respondida, envolve, entre outros objetivos, analisar, interpretar e descrever diversos fenômenos relacionados à geometria. Esta é a segunda oficina realizada pelos bolsistas do projeto PIBID, orientados pelos professores supervisores, cujos resultados nos forneceram subsídios para a produção deste artigo, bem como o planejamento das próximas ações.

Downloads

Publicado

2015-11-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar