RELIGIÃO: A FUNÇÃO SOCIAL DA FÉ

Autores

  • CLAYTON REIS UNICURTIBA
  • NEI CALDERON UNICURITIBA

Palavras-chave:

Princípio da dignidade da pessoa humana, Liberdade de manifestação do pensamento, Religião. Responsabilidade social, Função social da religião.

Resumo

Objetivo: estudar o impacto da religião "“ da fé, da crença - na satisfação da pessoa que lhe é fiel, bem como de sua importância como instrumento de pacificação social. O conceito de religião é objeto de análise, de forma a permitir a sua inserção dentre os bens tutelados juridicamente pelo princípio da dignidade da pessoa humana, de forma a inserir a liberdade de religião como decorrência do exercício da liberdade de pensamento (ou de consciência), de manifestação de pensamento e de expressão.

Metodologia: utiliza-se o método dedutivo, mediante o procedimento qualitativo, por meio da análise bibliográfica, mediante a leitura de obras e artigos científicos, e também documental, representada por dispositivos da Constituição da República Federativa do Brasil.

Resultados: considera-se que a religião "“ a fé, a crença "“ está presente na humanidade desde a Antiguidade, com muita importância, e norteia hábitos e condutas, princípios e valores; espera-se demonstrar a respectiva função social. Evidencia-se que o direito ao exercício da fé e à liberdade religiosa devem ser tutelados, diante da importância social e por estarem na órbita da dignidade da pessoa humana. Assim, a liberdade religiosa deve ser objeto de garantia ampla ao considerar a função social inerente à religião.

Contribuições: o presente estudo traz como contribuição os esclarecimentos e a discussão de um tema atual, ligado à dignidade da pessoa humana, à responsabilidade social e à função social.       

Biografia do Autor

  • CLAYTON REIS, UNICURTIBA
    Pós Doutor em Direito pela Universidade Central de Lisboa. Doutor em Direito negocial pela UFPR; Mestre em Direito Negocial pela UFPR. Especialista em Responsabilidade Civil pela UEM. Professor permanente do PPGD – Doutorado e Mestrado – do ANIMA UNICURITIBA; Professor Titular de Direito da UTP; Professor da Escola da Magistratura do Paraná. Magistrado em Segundo Grau aposentado do TJPR.
  • NEI CALDERON, UNICURITIBA

    Doutorando em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA/PR. Mestre em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP; Especialista em Gestão de Serviços Jurídicos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Ciências Políticas e Jurídicas (IPOJUR). Sócio fundador do escritório Rocha, Calderon e Advogados Associados, militante nas áreas de direito bancário, recuperação de crédito e recuperação de empresas.  

Downloads

Publicado

2023-03-30

Edição

Seção

Artigos