A SENTENÇA PARCIAL ARBITRAL E O SEU DIÁLOGO COM A LEGISLAÇÃO PROCESSUAL CIVIL

Autores

  • CÁSSIO NOGUEIRA JANUÁRIO Escola Paulista de Direito
  • DANILLO VALDISSER JACULI TEIXEIRA BENTO Escola Paulista de Direito
  • JOSÉ ALBERTO MONTEIRO MARTINS UNICURITBA http://orcid.org/0000-0003-2246-7376

Palavras-chave:

Direito Processual Civil, Arbitragem, Sentença parcial arbitral, Sentença parcial.

Resumo

A sentença parcial é um tema controverso na doutrina, cujo debate atenua-se em parte pelas modificações legislativas ocorridas na Lei nº. 9.307/1996 (Lei de Arbitragem) por meio da Lei nº. 13.129/2015, passou a contar expressamente com a possibilidade de prolação da sentença arbitral parcial. Este artigo tem por objetivo analisar o conceito de sentença parcial arbitral e a sua conexão com o conceito de sentença e das decisões parciais no processo civil. Utiliza-se o método dedutivo, por meio das revisões bibliográfica e documental de livros, artigos científicos, a legislação sobre o tema e decisões jurisprudenciais. A pesquisa traz como resultado que o conceito de sentença parcial arbitral busca o seu conceito da legislação processual e submete-se às alterações e aos desdobramentos que a sentença parcial suporta na jurisdição oficial. O liame entre os conceitos é flagrante, o que auxilia o operador do Direito a compreender a definição de sentença parcial arbitral, e evita-se os problemas de perda de prazo para o ajuizamento eventual da ação de impugnação (Art. 33, §1º., da Lei de Arbitragem). O presente estudo traz como contribuição para o mundo acadêmico e para a sociedade o debate sobre um tema relevante, que é a (in) segurança jurídica advinda da subjetividade do conceito de sentença parcial.

Biografia do Autor

  • CÁSSIO NOGUEIRA JANUÁRIO, Escola Paulista de Direito

    Mestrando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da Escola Paulista de Direito e Especialista em Direito Público pela Universidade Anhanguera. Procurador do Município de São Paulo.

  • DANILLO VALDISSER JACULI TEIXEIRA BENTO, Escola Paulista de Direito

    Mestrando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da Escola Paulista de Direito. Pós-graduado em Direito Público pela Faculdade Damásio. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Advogado.

  • JOSÉ ALBERTO MONTEIRO MARTINS, UNICURITBA

    Doutorando e Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo UNICURITIBA. Especialista em Direito Empresarial pela FGV e Universidade da Califórnia, Irvine (UCLA) Bacharel em Direito pela USP. Doutorando tutor e colíder do Grupo de Pesquisa de Direito Empresarial e Cidadania do PPGD do UNICURITIBA. Coeditor da Revista Jurídica do UNICURITBA. E-mail: [email protected]. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2246-7376.

Downloads

Publicado

2023-03-26

Edição

Seção

Artigos