APROXIMAÇÃO METODOLÓGICA DO DIREITO COM A LITERATURA: UM CAMINHO PARA A EFETIVIDADE DOS DIREITOS

Autores

  • REGINA VERA VILLAS BÔAS PUC/SP
  • GABRIELLE VALERI

Palavras-chave:

Direito e Literatura, Metodologia, Hermenêutica, Crítica, Efetividade dos direitos.

Resumo

Objetivo: na busca de possibilitar uma maior efetividade dos direitos, a presente pesquisa objetiva construir uma abordagem metodológica que aproxime o Direito da Literatura, por intermédio de dois eixos principais, referindo-se o primeiro à utilização dos métodos da crítica literária para a interpretação do Direito, e o segundo à crítica do Direito por meio da Literatura.

Metodologia: o método das referências bibliográficas é utilizado a partir de uma abordagem qualitativa, de natureza básica, aplicado o procedimento documental, histórico e observacional, com o escopo explicativo. Edifica diálogos interdisciplinares, visitando, principalmente, as obras de Ronald Dworkin, Miguel Reale, Willis Santiago Guerra Filho, Aluízio Azevedo, Victor Hugo, George Orwell, Sófocles, Castro Alves e Edgar Morin.

Resultados: estudos e análises produzidos revelam a necessidade de as atuais ordens normativas construírem interpretações jurídicas consentâneas com os interesses das pessoas e grupos de pessoas, notadamente dos mais vulneráveis, corroborando as soluções de conflitos contemporâneos, o que é feito com a ajuda de técnicas interdisciplinares.

Contribuições: corrobora a construção de atualizadas interpretações jurídicas, desafiadas pelas ordens normativas atuais, na busca da promoção de encaminhamentos de soluções sociojurídicas consentâneas com os conflitos sociais, utilizando olhares e técnicas interdisciplinares no estudo e aplicação das regras da hermenêutica, de maneira a viabilizar integração harmoniosa e atualizada dos fenômenos sociais.

Biografia do Autor

  • REGINA VERA VILLAS BÔAS, PUC/SP

    Bi-Doutora em Direito das Relações Sociais (Direito Privado) e Direitos Difusos e Coletivos, bem como Mestre em Direito das Relações Sociais, todos pela PUC/SP. Pós-doutora em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra/Ius Gentium Conimbrigae. Professora e Pesquisadora dos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Direito da PUC/SP.  Membro dos GPs "Eficácia dos direitos humanos e fundamentais: seus reflexos nas relações sociais" da UFSE, e coordenadora/pesquisadora do PP "Diálogo de Fontes: Efetividade dos Direitos, Sustentabilidade, Vulnerabilidades e Responsabilidades" (PUC/SP), do qual a presente publicação faz parte. CV: http://lattes.cnpq.br/4695452665454054; ID http://orcid.org/0000-0002-3310-4274. 

  • GABRIELLE VALERI

    Mestre e Doutoranda em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Especialista em Direito Civil e Empresarial e em Direito e Processo do Trabalho pelo Instituto de Direito Damásio de Jesus. Advogada. CV: http://lattes.cnpq.br/1940475665900341. ID ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4956-1805.

Downloads

Publicado

2023-03-31

Edição

Seção

Artigos