AGIR COMUNICATIVO X AGIR ESTRATÉGICO: A RACIONALIDADE COMUNICATIVA E A VERDADE COMO INSTRUMENTOS DE CONSENSOS LEGÍTIMOS A PARTIR DA MEDIAÇÃO

Autores

  • RICARDO MAURÍCIO FREIRE SOARES Università degli Studi di Roma La Sapienza
  • LUCIANA DE ABOIM MACHADO UFBA
  • CARLA MARIA FRANCO LAMEIRA VITALE UFBA

Palavras-chave:

agir comunicativo, agir estratégico, racionalidade comunicativa, verdade, consensos legítimos.

Resumo

O presente estudo tem o intuito de evidenciar a importância da comunicação e da verdade como instrumentos de consensos legítimos, capazes de transformar conflitos e torná-los mecanismos aptos a ressignificar comportamentos. Para tanto, destacar-se-á a mediação como metodologia adequada, por privilegiar o diálogo e a construção de soluções, consubstanciadas em interesses e necessidades individuais, que advém das relações humanas. Utilizar-se-á a teoria do agir comunicativo, desenvolvida pelo filósofo e sociólogo Jürgen Habermas, a fim de analisar as pretensões de validade da fala e distinguir o agir comunicativo do agir estratégico, admitindo-se, no entanto, pontos de convergência, que justificam a cooperação como a melhor estratégia de ganhos mútuos, com reflexos para a pacificação social.

Biografia do Autor

  • RICARDO MAURÍCIO FREIRE SOARES, Università degli Studi di Roma La Sapienza

    Pós-Doutor em Direito pela Università degli Studi di Roma La Sapienza, Università degli Studi di Roma Tor Vergata e Università del Salento. Doutor em Direito pela Università del Salento/Universidade de São Paulo. Doutor em Direito Público e Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal da Bahia. Professor dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia (Mestrado/Doutorado). Pesquisador vinculado ao CNPQ. Membro da Academia de Letras Jurídicas, do Instituto dos Advogados Brasileiros, do Instituto dos Advogados da Bahia e do Instituto de Direito constitucional da Bahia.

  • LUCIANA DE ABOIM MACHADO, UFBA

    Pós-Doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e pela Università degli Studi G. d’Annunzio di Chieti-Pescara - UDA. Doutora em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo-USP. Mestre em Direito do Trabalho, especialista em Direito do Trabalho e em Direito Processual Civil, todos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora Associada e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Líder do Grupo de Pesquisa Eficácia dos direitos humanos e fundamentais: seus reflexos nas relações sociais. Vice-Presidente da Asociación Iberoamericana de Derecho de Trabajo y de la Seguridad Social. Consultora da Ergon Associates (London).

  • CARLA MARIA FRANCO LAMEIRA VITALE, UFBA

    Doutoranda em Direito pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Instrutora em mediação, com formação pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ. Mediadora e Conciliadora do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, atualmente exercendo a função de chefe de Divisão Operacional e coordenadora pedagógica do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - Nupemec.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Edição

Seção

Artigos