COMPLIANCE CORPORATIVO: A INCLUSÃO DA CLÁUSULA ANTICORRUPÇÃO NOS CONTRATOS COMERCIAIS

Autores

  • JULIANA FERREIRA DE SOUZA VILLAÇA
  • JOSÉ ALBERTO MONTEIRO MARTINS
  • Demetrius Nichele Macei UNICURITIBA

Resumo

O presente estudo trata da relevância do programa de compliance para as empresas no combate às práticas anticorrupção e tem como objetivo o estudo e a efetividade das cláusulas anticorrupção a serem inseridas nos contratos entre a empresa contratante e os prestadores de serviços / fornecedores de bens para redução do risco corporativo. Utiliza-se o método dedutivo, mediante a revisão bibliográfica e documental de livros, artigos científicos, dissertações e a legislação pertinente. Como resultado da pesquisa, a cláusula anticorrupção consubstancia-se em um acordo em que o contratante e o contratado almejam aumentar ou assegurar a probidade e a transparência na contratação de bens e serviços, de forma a estabelecer medidas hábeis a diminuir o risco de corrupção, na medida em que auxiliam a empresa contratante a manter auditoria, controle e monitoramento sobre as atividades do terceiro. Apresentou-se também um modelo de cláusula anticorrupção de forma abrangente, cujo objetivo é permitir a adaptação para cada contratação em vista da verificação da graduação do risco. 

Biografia do Autor

  • JULIANA FERREIRA DE SOUZA VILLAÇA

    Pós-Graduada em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faculdade Arnaldo (2016). Formada em Direito pela PUC de Minas Gerais (2012). Advogada com atuação no setor privado, no ramo da construção civil pesada, com 11 anos de atuação em Departamento Jurídico interno. Experiência na condução de demandas cíveis, Direito Imobiliário, Consultoria, Compliance, atuação estratégica conciliatória, análise contratual e condução de grandes negociações. E-mail: [email protected].

  • JOSÉ ALBERTO MONTEIRO MARTINS

    Doutorando e Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo UNICURITIBA. Especialista em Direito Empresarial pela FGV e Universidade da Califórnia, Irvine - UCLA. Bacharel em Direito pela USP. Doutorando tutor e colíder do Grupo de Pesquisa de Direito Empresarial e Cidadania do PPGD do UNICURITIBA. Coeditor da Revista Jurídica do UNICURITBA. E-mail: [email protected]. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2246-7376.

Downloads

Publicado

2022-06-15

Edição

Seção

Artigos