A EFETIVIDADE DO PROCESSO DE COMPRAS E A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS E METODOLOGIAS PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DE UMA EMPRESA QUE ATUA SOB O REGIME JURÍDICO DE SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA

Autores

Palavras-chave:

Administração Pública, Compras Públicas, Melhoria de Processos, Produtividade

Resumo

Para otimizar a qualidade e a produtividade do setor de compras públicas, buscam-se vantagens como redução de custos dos produtos e serviços, mediante diversas exigências e controle de contratações. Com o objetivo de proporcionar melhorias que visem a eficiência e a eficácia na execução das atividades supracitadas, neste artigo, analisa-se a efetividade do processo de compras de uma empresa que atua sob o regime jurídico de sociedade de economia mista. Como metodologia, foram feitas uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo baseada em entrevistas semiestruturadas com as Diretorias de Administração, Jurídica, Planejamento, Licitações e Controle Interno e profissionais envolvidos no processo de compras da organização estudada, a fim de avaliar as suas etapas e, assim, sugerir alternativas para sua otimização. Desse modo, foi verificado o funcionamento atual do processo de compras, de acordo com todos os critérios e procedimentos que integram o fluxo e o planejamento das contratações, evidenciando-se a ineficácia, a desatualização e a lentidão das atividades, sendo constante o retrabalho de algumas etapas. A partir dos problemas identificados, foram propostas melhorias, para que sejam gerenciadas adequadamente todas as atividades, suas partes e suas inter-relações, analisando as lacunas existentes entre as diretrizes definidas nos regulamentos, contratos e demais normativas, para a efetiva definição de procedimentos, etapas e tarefas. Como perspectivas, esperam-se celeridade, esmero e rendimento funcional, levando em consideração o Princípio da Eficiência, buscando o melhor desempenho e, consequentemente, os melhores resultados.

Biografia do Autor

  • Alexandra Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Rio de Janeiro.

    Possuo Mestrado Profissional Em Gestão E Estratégia (MPGE-UFRRJ), Rio de Janeiro.

    Possuo formação em Administração de Empresas e profissionalmente atuei nos últimos vinte anos nas áreas de planejamento de produção, gestão pública e procurement.

    Sou uma pesquisadora iniciante buscando aprimoramento na área de inteligência em compras e atualmente atuo como coordenadora de compras de uma empresa pública.

  • Saulo Barbara de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Rio de Janeiro.
    Pós-Doutor em Avaliação do Ciclo de Vida de Produto (de 2015 a 2017) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/COPPE) no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil / GEOTECNIA. Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense (1997). Bacharel em Administração de Empresas pela Mackenzie Rio / Moraes Junior (1976). Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em Banco de Dados e Sistemas Operacionais da Alta Arquitetura (Mainframes IBM).

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Publicado

2022-12-17

Edição

Seção

Artigos