ASPECTOS RELEVANTES DA INFLUÊNCIA DOS STAKEHOLDERS NA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL

Autores

  • Letícia Gabriela Camargo Franco de LIMA
  • Pedro Franco de LIMA
  • Sandro Mansur GIBRAN

Resumo

RESUMO

O presente estudo apresenta a teoria dos stakeholders como algo extremamente benéfico para as empresas, destacando a visão maximizadora em prol de todos os atores envolvidos na atividade produtiva. Na sequência aborda-se sobre a responsabilidade social empresarial sob o enfoque pós-modernista, onde a preocupação com o desenvolvimento sustentável, dentro desta nova dinâmica globalizada faz com que a sociedade de uma forma geral passe a ter relevância e sobretudo, comprometimento das organizações empresariais. Por fim, apresentam-se alguns aspectos relevantes com relação à compatibilidade entre os temas, demonstrando que a atuação conjunta entre os empresários e os stakeholders, melhora a visão do mercado com relação às atividades econômicas, fazendo com que a preocupação social, econômica e ambiental, atraia investimentos e, por consequência, melhore a qualidade de vida da população.

 

PALAVRAS-CHAVE: Responsabilidade; Empresas; Sociedade; Stakeholders

 

ABSTRACT

This study presents the theory of stakeholders as something extremely beneficial for companies, highlighting the maximizing vision in favor of all the actors involved in the productive activity. Following, it addresses the corporate social responsibility under the postmodernist approach, where the concern with sustainable development, within this new globalized dynamic, makes society in general become relevant and, above all, the commitment of business organizations. Finally, some relevant aspects are presented in relation to the compatibility between the themes, demonstrating that the joint performance between the businessmen and the stakeholders, improves the market view regarding economic activities, making the social, economic and environmental concern , attract investments and, consequently, improve the quality of life of the population.

KEYWORD: Responsibility, companies, society, stakeholders

Biografia do Autor

  • Letícia Gabriela Camargo Franco de LIMA

    Mestranda em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA; Graduada pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA (2017). Advogada, inscrita na OAB/PR sob nº 91750; Email: [email protected]

  • Pedro Franco de LIMA

    Doutorando em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA; Mestre Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário Curitiba – UNICURITIBA (2018); Possui especialização em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Mater Dei de Pato Branco/PR; Graduado em Direito pela Faculdade Mater Dei de Pato Branco/PR (2005); Advogado, inscrito na OAB/PR sob nº 73.680; E-mail: [email protected]

  • Sandro Mansur GIBRAN

    Doutor em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Mestre em Direito Social e Econômico pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba (1996). É advogado. Professor de Direito Empresarial junto ao Centro de Estudos Jurídicos do Paraná – CEJPR e na Escola da Magistratura Federal do Paraná – ESMAFE/PR. Professor visitante na Universidade da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – UNINDUS. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Empresarial do UNICURITIBA. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Contratual do UNICURITIBA. Professor permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial e Cidadania do UNICURITIBA. Realizou estágio Pós-Doutoral na Universidade Federal do Paraná (2015/2017).

Downloads

Publicado

2021-06-10

Edição

Seção

Artigos