EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TRABALHO FORMAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: ENTRE A INCLUSÃO SOCIAL DEMOCRÁTICA E O MECANICISMO INCLUSIVO

Autores

  • André Luiz P. SPINIELI
  • Flavia Piva LEITE

Resumo

OBJETIVO DO TRABALHO

Enquanto grupo vulnerável, as pessoas com deficiência estão histórica e socialmente direcionadas em posições de subjugação, como sujeitos que vivenciam diariamente formas de discriminação, violências simbólicas e exclusões concretas, o que impacta direta e desproporcionalmente os níveis de acesso e exercício de seus direitos humanos. O estabelecimento de um novo marco jurídico universal para as pessoas com deficiência a partir da entrada em vigor da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, de 2007, trouxe à tona um vasto rolde garantias pertinentes a essa população, que englobam as diferentes dimensões dos direitos humanos.

Dentre essas garantias, destacamos o direito à educação, observado não apenas sob o prisma formal, mas também profissional. No entanto, a persistência das barreiras atitudinais, arquitetônicas e comunicacionais nos espaços de trabalho formal impede a afirmação de uma verdadeira inclusão social das pessoas com deficiência, aproximando-as, em realidade, de uma inclusão mecanicista. A partir desse panorama, a proposta deste trabalho é analisar a problemática do acesso das pessoas com deficiência ao trabalho formal, dialogando frontalmente com os níveis de educação profissional para o grupo no Brasil e com a ideia de uma inclusão puramente mecânica, em contraposição a uma inclusão social efetiva.

Biografia do Autor

  • André Luiz P. SPINIELI
    Mestrando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Franca-SP. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na modalidade Demanda Social (DS). Pós-graduando em Direitos Humanos pela Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais (FACICA) / CEI.
  • Flavia Piva LEITE
    Professora da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - no Departamento de Ciências Humanas da FAAC/UNESP. Professora do Programa de Doutorado e Mestrado em Direito da UNESP/Franca. Líder do grupo de pesquisa "Direito à inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, credenciado junto ao CNPq.

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Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Artigos