A RELAÇÃO DE EMPREGO E O RACISMO ESTRUTURAL

Autores

  • Maurício de Carvalho GÓES
  • Fernanda MACHADO

Resumo

RESUMO

O racismo é um problema enfrentado mundialmente; um câncer a ser erradicado da sociedade. Infelizmente, sua ocorrência no ambiente de trabalho tem prejudicado a relação trabalhista, criando nesta relação, que já é desigual em sua natureza, um grande abismo. Desta forma se traz à baila a ocorrência do racismo na relação de emprego, e a aplicabilidade dos princípios fundamentais, na busca da proteção do empregado negro.

PALAVRAS-CHAVE: Racismo; Direito do Trabalho; Relação de Emprego; Princípio da Dignidade da Pessoa Humana; Princípio da Igualdade; Jurisprudência;

 

ABSTRACT

The racism is a problem faced worldwide; a cancer to be eradicated from society. Unfortunately, your occurrence in the workplace has damaged the labor relationship, creating in this relation, whats already is unequal in you nature, a big abyss. So brings in the discussion the ocorrence of racism on the employment relationship, and the applicability of fundamental principles, in the pursuit of black employed protection.

KEYWORDS: Racism; Labor Law; Employment Relationship; Human Being Dignity Principle; Equality Principle; Jurisprudence;

Biografia do Autor

  • Maurício de Carvalho GÓES
    Advogado trabalhista. Sócio do Escritório TozziniFreire Advogados. Doutor em Direito pela UNISINOS, Mestre em Direitos Fundamentais pela ULBRA/RS. Especialista em Direito do Trabalho pela UNISINOS. Professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da Escola de Direito da PUC/RS. Em nível de Pós-Graduação, professor das Especialização em Direito e Processo do Trabalho da PUC/RS e da UFRGS. Membro titular da cadeira 33 Academia Sul-Riograndense de Direito do Trabalho.
  • Fernanda MACHADO
    Advogada. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-Graduanda em Direito e Processo do Trabalho, pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Edição

Seção

Artigos