Uma proposta global para o ensino de redação no Enem

Autores

  • Gabriel Simonassi de Araújo Pires Universidade Federal Fluminense
  • Maurício da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v3e32016227-245

Palavras-chave:

Enem, Redação, Abordagem Global.

Resumo

O presente artigo, em face à grande quantidade de notícias veiculadas sobre o resultado da prova de redação da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), destina-se a traçar um panorama histórico sobre as alterações sofridas pela prova ao longo do ano, assim como identificar seus principais objetivos. Ainda, concerne a este trabalho oferecer uma proposta preliminar de modo a remediar a defasagem de aprendizado dos candidatos, utilizando-nos predominantemente da abordagem chamada por Charlotte Galves de Abordagem Global, uma vez identificada nesta uma via ferramental valiosa para o ensino de Língua Portuguesa e de redação.

Downloads

Publicado

20-12-2016

Edição

Seção

Artigos