Sobre a Revista
Foco e Escopo
A Revista Memorare, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, é uma publicação de fluxo contínuo aberta a colaboradores do Brasil e do exterior interessados em propostas vinculadas às temáticas Linguagem, Cultura e Identidade.
As publicações devem ser originais, contemplando pesquisa ou discussão teórica não publicadas anteriormente, e podem estar no formato de artigo, de ensaio, de debate, tradução ou de retrospectiva (estado da arte). Todas as instituições patrocinadoras da pesquisa devem ser mencionadas no trabalho.
As pesquisas podem ser encaminhadas em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Se estiver escrita em português, o resumo deve estar em inglês ou espanhol; se estiver escrita em inglês ou espanhol, o resumo deve ser em português.
Os trabalhos são recebidos, tramitados e publicados sem custo algum para os autores.
A avaliação se dá em duas etapas:
a) na primeira, o texto pode ser desqualificado: a) se não estiver de acordo com as normas da revista e da ABNT; b) se for apenas uma revisão de literatura sem posicionamento crítico-analítico; c) se apresentar redação imprópria (inadequação quanto aos gêneros aceitos pela revista, problemas de ordem linguística, etc.);
b) na segunda, os textos selecionados são enviados a dois consultores anônimos, que avaliam o texto a partir do escopo da revista e regras de avaliação. Dois pareceres negativos desqualificam o trabalho; havendo discordância de pareceres, é solicitado um terceiro.
Se o texto for aceito para publicação, o conselho editorial pode fazer ajustes de formatação ou mesmo pequenos ajustes de conteúdo. Artigos aprovados com restrições serão encaminhados para os autores para que sejam reformulados. Neste caso, a comissão editorial se reserva o direito de recusar o artigo, caso as alterações neles introduzidas não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas.
O autor deve ser comunicado do recebimento da sua submissão em até 8 (oito) dias e, do resultado da avaliação do seu trabalho, em até 6 (seis) meses após o envio do trabalho. Nos casos em que os 6 (seis) meses não sejam suficientes para o fim do processo de tramitação, os autores serão comunicados de que seu artigo ainda se encontra em avaliação.
Os artigos da revista Memorare são publicados no formato online no portal de periódicos da Universidade do Sul de Santa Catarina mediante a autorização expressa de seus articulistas, sobre os quais recaem as respectivas responsabilidades legais relativas às informações neles veiculadas. Nesse sentido, o ato de envio de um original implica, automaticamente, a cessão dos direitos autorais a ele referentes, devendo a revista ser consultada em caso de republicação, ou seja, o autor detém os direitos autoriais sobre artigos com a restrição de consultar a revista em caso de nova publicação.
Processo de Avaliação pelos Pares
Os trabalhos recebidos são avaliados em duas etapas.
Na primeira, realizada pelos editores após a retirada do nome do articulista, o texto pode ser desqualificado:
a) se não estiver de acordo com as normas da revista e da ABNT;
b) se for apenas uma revisão de literatura sem posicionamento crítico;
c) se apresentar redação imprópria (inadequação quanto aos gêneros aceitos pela revista, problemas de coesão, etc.); e
d) se apresentar problemas de formatação (parágrafos feitos na barra de espaços, linhas em branco entre parágrafos e referências, gráficos e figuras que dependam de cores para serem lidos, etc.).
Na segunda etapa, os textos selecionados são submetidos a uma pessoa do Conselho Editorial que avaliará as suas qualidades de escrita e de conteúdo. Se a matéria for aceita para publicação, a revista permite-se introduzir ajustes de formatação ou mesmo pequenos ajustes de conteúdo. Artigos aprovados com restrições serão encaminhados para os autores para que sejam reformulados. Nesses casos, a comissão editorial se reserva o direito de recusar o artigo, caso as alterações neles introduzidas não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas.
O autor deve ser comunicado do recebimento da sua colaboração no prazo de até oito dias e, do resultado da avaliação do seu trabalho, em até seis meses após a data da primeira comunicação. Nos casos em que os seis meses não sejam suficientes para o fim do processo de tramitação, os autores serão comunicados de que seu artigo ainda encontra-se em avaliação.
Periodicidade
Fluxo contínuo.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Indexação
Diadorim (Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras)
DOAJ (Directory of Open Access Journals)
ERIH PLUS (European Reference Index for the Humanities and the Social Sciences)
Latindex (Sistema Regional de Informação para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal)
Qualis CAPES (2017-2020)
Qualis A4 - Antropologia / Arqueologia
Qualis A4 - Arquitetura, urbanismo e design
Qualis A4 - Artes
Qualis A4 - Biotecnologia
Qualis A4 - Ciência política e relações internacionais
Qualis A4 - Ciências ambientais
Qualis A4 - comunicação e Informação
Qualis A4 - Direito
Qualis A4 - Educação
Qualis A4 - Ensino
Qualis A4 - Geografia
Qualis A4 - História
Qualis A4 - Interdisciplinar
Qualis A4 - Linguística e literatura
Qualis A4 - Química
Qualis A4 - Sociologia