O fenômeno da precognição sob o ponto de vista do conhecimento e de suas mídias

Autores

  • Jussara Paraná Sanches Figueira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiano J. C. A. Cunha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Fialho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v3e3201698-117

Palavras-chave:

Precognição, Conhecimento, Revisão sistemática.

Resumo

Este artigo analisa o fenômeno da “precognição”, sob o ponto de vista específico do conhecimento e de suas mídias. Foram encontrados apenas onze documentos com alguma relação com o tema. Eles relatam, principalmente, pesquisas quantitativas, que objetivam, sobretudo, discutir a “real” existência do fenômeno, e/ou a possibilidade da retrocausalidade, e/ou fatores intervenientes nos processos, como crenças, gêneros, estados afetivos ou informações preexistentes, e/ou um novo método ou modelo para o estudo de fenômenos anômalos. Os documentos foram analisados a partir de seis categorias: existência, temporalidade, fatores intervenientes, metodologia, conhecimento e mídia. As buscas nas bases de dados Scopus, SciELO e da Capes não recuperaram estudos sobre precognição a partir das mais recentes teorias do conhecimento e de suas mídias nas organizações humanas. Com base nesses resultados, são propostas novas pesquisas de caráter qualitativo sobre o tema, e relacionados possíveis temas a serem pesquisados.

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Publicado

20-12-2016

Edição

Seção

Artigos