Antropologia e administração: um diálogo possível a partir do capital de inovação social

Autores

  • Maria Lúcia Corrêa Neves Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Antônio Pereira Fialho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v3e320163-20

Palavras-chave:

Capital de inovação social, Capital intelectual, Cultura organizacional.

Resumo

Esta pesquisa explora o diálogo entre Antropologia e Administração a partir do conceito de “capital de inovação social”, definido como as relações sociais em torno das quais são produzidos e integrados novos conhecimento nas organizações. A pesquisa, de base qualitativa, descreve um modelo de Capital intelectual, construto utilizado pelos teóricos organizacionais, para abordar o patrimônio intangível das organizações, enfatizando o elemento capital de inovação social e sua relação com a cultura organizacional. Apresentam-se, como considerações: (1) a oportunidade de melhor compreensão do construto “capital de inovação social” e demais ativos intangíveis das organizações, a partir da postura científica baseada na Antropologia e do diálogo oportunizado pela cultura organizacional e inovação; (2) a necessidade de que seja superada, a utilização funcionalista dos conceitos antropológicos, postura recorrentemente adotada por teóricos e praticantes de gestão.

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Publicado

20-12-2016

Edição

Seção

Artigos