O desafio docente na educação ambiental: um outro olhar
DOI:
https://doi.org/10.19177/memorare.v2e4201592-103Keywords:
Educação Ambiental, Práxis Pedagógica, Construção crítica do Conhecimento.Abstract
Este artigo apresenta alguns relatos e discussões sobre abordagens metodológicas em Educação Ambiental enquanto professora de Biologia e Ciências na EEB Professor José Rodrigues Lopes, em Garopaba, SC. Foram desenvolvidos os projetos: Água é Vida, com investigação de campo na CASAN; PROCEL, por meio de estudo das faturas de energia e de projetos sobre energias renováveis; Oficina de Plantas Medicinais, com valorização de conhecimentos etnobotânicos e a participação de agentes comunitários da Pastoral da Saúde; sobre Silvicultura, em parceria com ONGs; e Diagnóstico e Monitoramento da Lagoa das Capivaras. Os resultados destes projetos foram expostos de forma interativa para a comunidade. Além do mais, essas discussões refletem sobre o desafio docente de educar com práticas pedagógicas que busquem a construção do conhecimento sobre o meio ambiente, por meio de métodos diferenciados e motivadores, superando a abordagem conteúdista e reprodutivista do modelo tradicional ainda vigente nas escolas.Downloads
Published
2015-12-15
Issue
Section
Artigos