Utilização da piada no ensino-aprendizagem da língua espanhola para estudantes brasileiros

Authors

  • Leila Minatti Andrade Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v2e4201566-79

Keywords:

Humor, Piada, Ensino de espanhol.

Abstract

Neste ensaio, defendemos a tese de que a utilização de piadas é produtiva como estratégia de ensino-aprendizagem de língua espanhola. Para isso, refletimos sobre o que é o humor, apresentamos as principais teorias que pretendem descrevê-lo e explicá-lo e mostramos a importância de sua utilização para o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira, neste caso, de espanhol para brasileiros. Além disso, demonstramos que as piadas são subdivididas em três categorias fundamentais: piadas universais, piadas baseadas em aspectos culturais concretos e piadas baseadas em aspectos linguísticos. Para finalizar, apresentamos exemplos de piadas adequadas e inadequadas para serem utilizadas em sala de aula, aplicando os conceitos da teoria da relevância de Sperber Wilson (1986/1995) e de concepções de viés cognitivo sobre o humor. Concluímos que para que as piadas despertem o interesse do estudante, o professor precisa selecionar exemplares com conteúdo compreensível por todos os alunos.

Published

2015-12-15