O higienismo e a eugenia nos livros de leituras da Coleção Fontes usados no processo de alfabetização da educação primária de Santa Catarina no início do século XX

Authors

  • Nicholas Cardoso Gomes da Silva Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v2e4201552-65

Keywords:

Alfabetização Catarinense, Coleção Fontes, Higienismo e Eugenia.

Abstract

No início do século XX, a sociedade brasileira passava por mudanças significativas nas diferentes áreas e contextos provocadas pelo novo momento político instaurado com a proclamação da república e pelo desenvolvimento urbano industrial. O objetivo principal, naquele momento, era a formação do cidadão brasileiro para atender as necessidades do processo de civilização e de industrialização para o qual o país estava tentando se estruturar. Nesse sentido, circulavam na sociedade ideias sobre a construção da República civilizada e da educação ser a responsável por esta formação. Os Livros de Leitura da Coleção Fontes, entre eles o 1º livro de leitura destinado às turmas do primeiro ano da escola primária ou classes de alfabetização, não fugiram deste intento. Escritos por Henrique da Silva Fontes foram distribuídos para todo o estado e estiveram presentes nas escolas em torno de três décadas. Considerando este contexto, o objetivo deste estudo é analisar as ideias Higienistas e Eugênicas que aparecem na Cartilha Popular e no Primeiro Livro de leitura da Coleção Fontes, escrito e editado para as crianças do 1º ano das escolas primárias de Santa Catarina em 1920. Este livro foi tomado como documento relevante para compreensão do Higienismo e Eugenia no início da escolarização em Santa Catarina, dado o tempo que permaneceram nas escolas. Os ideais pedagógicos suplantados por Fontes corriam no sentido de adequar a educação ao processo civilizatório em que vivia o país. O livro busca difundir lições de honestidade, lealdade e os princípios do “bom cidadão”. Contendo preceitos Eugênicos e Higienistas, com foco nos textos da Cartilha Popular e no 1º livro de leitura, pretende-se também formar sujeitos obedientes às novas Instituições instaladas com a República.

Published

2015-12-15