Uso das ferramentas do ambiente virtual de ensino e aprendizagem: um estudo de caso do curso técnico em administração do IFBAIANO do polo de Remanso

Authors

  • Érica Cristiane Brito Almeida Dias Instituto Federal Baiano - IF BAIANO
  • Dulce Márcia Cruz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v2e420154-16

Keywords:

Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Ferramentas de Comunicação.

Abstract

Este estudo tem como principal objetivo investigar como os alunos do polo de Remanso utilizavam e avaliavam as ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem do Curso Técnico em Administração do IFBAIANO, na modalidade a distância. A pesquisa fez um estudo do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Administração na modalidade de Educação a Distância. Após a visualização do resumo total do número de acessos dos alunos ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), do Portal Educacional da EaD do Instituto Federal do Paraná – IFPR, foi elaborado um questionário no Google Drive, composto por perguntas abertas e fechadas, e encaminhado por email aos 26 alunos matriculados no curso. A partir dos resultados da pesquisa bibliográfica e dos fundamentos teóricos, foi definido o perfil midiático dos alunos respondentes e sua percepção a respeito da utilização das ferramentas do AVEA no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados mostraram que a turma era equilibrada por gêneros, que a maioria tinha apenas o Ensino Médio, mas que também era formada por graduados e pós-graduados. As ferramentas do AVEA eram utilizadas semanalmente pela maioria dos alunos, mais para consulta, depois para interação, seguidas pelas ferramentas de postagem. Os alunos consideraram as ferramentas fundamentais para a sua inclusão no curso e no processo ensino-aprendizagem, facilitando a construção do conhecimento. Como conclusão, enfatizamos que as mídias promovem a mediação no processo de ensino-aprendizagem através da interatividade e da produção compartilhada de conhecimentos, gerando, assim, autonomia.

Published

2015-12-15