A educação patrimonial por meio das edificações históricas de Ribeirão Preto

Authors

  • Almir de Paula e Silva Universidade Estadual Paulista, UNESP, de Rio Claro.

DOI:

https://doi.org/10.19177/memorare.v2e2201520-33

Keywords:

Educação patrimonial, Prática educativa, Ribeirão Preto (SP).

Abstract

O trabalho pretende contribuir na discussão sobre a preservação do patrimônio cultural em Ribeirão Preto (SP) e a interação com a educação básica. Desde a construção dos casarões, prédios públicos, clubes, teatros e hotéis em fins do século XIX e início XX, no auge da produção cafeeira até os dias atuais, o município ostenta como símbolos de prosperidade que foram utilizados na propaganda de uma cidade luz, mas que na verdade se reduzia ao entorno da Praça XV de Novembro e como a população se relacionou com essa cidade edificada aos moldes europeus, que ao mesmo tempo privava seus habitantes de usufruir desses bens materiais. O grande empecilho na preservação desse patrimônio consiste justamente na não identificação da população com esses bens e locais, que chamamos de lugares de memória. Busca-se inserir essa discussão na educação básica por meio de um projeto de educação patrimonial na rede pública, buscando a valorização dos bens culturais e dos lugares de memória, junto aos estudantes do ensino fundamental.

Author Biography

  • Almir de Paula e Silva, Universidade Estadual Paulista, UNESP, de Rio Claro.
    Núcleo de Estudos Agrários, NEA.

Published

2015-07-30