Imagens da Infância: O que docentes podem aprender a partir dos saberes compartilhados pelas crianças?
DOI:
https://doi.org/10.59306/memorare.v10e1202346-60Palavras-chave:
Infância., Imaginário, NarrativaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um excerto da tese de doutorado que buscou a compreender os sentidos da Educação Infantil, refletindo não só sobre como formamos as crianças, mas como estas podem provocar alterações no fazer docente. Neste sentido, apenas a narrativa de uma criança será apresentada. Os fundamentos teórico-metodológicos adotados se basearam na Antropologia da Complexidade de Edgar Morin, a Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand, a Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli e a Filosofia da Imaginação Poética e Criativa de Gaston Bachelard. Também contribuíram como base teórica os estudos sobre infância e os contributos da Pesquisa Narrativa proposta por Clandinin e Conelly, Passeggi e Chaves, dentre outros. Através da hermenêutica simbólica, identificou-se as imagens, evidenciando seu potencial significativo em cada uma das experiências compartilhadas ao longo dos encontros com os sujeitos da pesquisa. Contar o próprio percurso é uma experiência que atiça a memória e ressignifica o vivido. O conto de Bela, uma criança de seis anos, aqui apresentado, mostra o potencial formativo da narrativa.
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Copyright (c) 2023 Flávia Ferreira de Castilho, Idu´ína
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