Narrativas da/na infância: a criança e sua potência em Walter Benjamin
DOI:
https://doi.org/10.59306/memorare.v10e1202372-83Palavras-chave:
Walter Benjamin, Crianças, Infâncias, NarrativaResumo
O presente texto tem como foco abordar os conceitos de criança e infância a partir da obra de Walter Benjamin. Parte-se da compreensão do conceito de criançacomo sujeito social e histórico, produtor e produzido na cultura. Busca-se sublinhar acriança enquanto potência, sujeito único, criadora de cultura, colecionadora, rastreadora, inventiva e transformadora, contribuindo, assim, para a construção de um outro olhar para a criança e a infância.O escrito, está organizado em três partes. Inicialmenteapresenta-se notas biográficas de Walter Benjamin, sublinhando a infância e a criança em sua obra. No segundo momento, propõe-se articular os conceitos de experiência e a narrativa e as possibilidades de narrar a criança e sua infânciana educação. Finaliza-se apontando considerações que buscam nos escritos do referido autor, destacara criança e sua potência, bem como as possibilidades de construir outras narrativas de ser criança, estar e viver a vida em instituições educativas.
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