Narrativas da/na infância: a criança e sua potência em Walter Benjamin

Autores

  • Luciane Pandini Simiano Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL
  • Elaine Maria da Silva Santos
  • Ana Paula da Silva Galdino

DOI:

https://doi.org/10.59306/memorare.v10e1202372-83

Palavras-chave:

Walter Benjamin, Crianças, Infâncias, Narrativa

Resumo

O presente texto tem como foco abordar os conceitos de criança e infância a partir da obra de Walter Benjamin. Parte-se da compreensão do conceito de criançacomo sujeito social e histórico, produtor e produzido na cultura. Busca-se sublinhar acriança enquanto potência, sujeito único, criadora de cultura, colecionadora, rastreadora, inventiva e transformadora, contribuindo, assim, para a construção de um outro olhar para a criança e a infância.O escrito, está organizado em três partes. Inicialmenteapresenta-se notas biográficas de Walter Benjamin, sublinhando a infância e a criança em sua obra. No segundo momento, propõe-se articular os conceitos de experiência e a narrativa e as possibilidades de narrar a criança e sua infânciana educação. Finaliza-se apontando considerações que buscam nos escritos do referido autor, destacara criança e sua potência, bem como as possibilidades de construir outras narrativas de ser criança, estar e viver a vida em instituições educativas.

Biografia do Autor

  • Elaine Maria da Silva Santos

    Doutoranda em educação pela UNISUL

  • Ana Paula da Silva Galdino

    Doutoranda em educação pela UNISUL

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Publicado

06-11-2023 — Atualizado em 14-11-2023