A dimensão narrativa do Currículo:

outro modo de pensar o encontro com bebês e crianças na escola da infância

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59306/memorare.v10e12023169-188

Keywords:

Narrativa, Currículo, Criança, Educação Infantil

Abstract

Abstract: As opposed to the concept of a prescriptive curriculum, this theoretical essay proposes a curricular approach based on narrative as an alternative to thinking about the encounter with babies and children in kindergarten. Initially, we problematize the way in which breadth and universality are adopted in the treatment of the curriculum, and how these two elements tend to generalize and suppress specific characteristics of the first stage of basic education. To situate the debate and support the defense of a narrative curriculum, we approach four essential topics: the perspective that human beings are a species endowed with a narrative nature; the defense that children need to be narrated, listen to narratives and learn to narrate themselves; the idea of curriculum as the link between children and the world permeated by an investigative and welcoming teaching posture and, finally, the proposition of a school that narrates and is conducted by the diversity of narratives.

 

Author Biographies

  • Claines Kremer, UFRGS

    Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestra em Educação (2019) pela mesma universidade. Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (2020) pelo Instituto Maris. Graduada em Pedagogia (2016) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). É assessora pedagógica para formação continuada de professores no Ateliê de estudos em Educação Infantil Papovai.

  • Maria Carmen Silveira Barbosa, UFRGS

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo GEEMPA (1984) e em Problemas no Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lidia Coriat (1995), mestre em Planejamento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutora pela Universidade de VIC Espanha (2013). Atualmente é Professora Titular aposentada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias. Foi coordenadora do GT 07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Anped e participou do Comitê Científico da mesma entidade. É editora da Revista Infancialatinoamericana em colaboração com oito países. Participa como Comitê Editorial e avaliadora ad-hoc em outras revistas científicas. Atua no Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância - GEIN e como Líder de Pesquisa no CLIQUE - Grupo de pesquisa em linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas. Orienta teses e dissertações nos seguintes temas: educação básica, educação infantil, infância, formação de professores, creche, pré-escola e alfabetização.

Published

2023-11-09