A dimensão narrativa do Currículo:
outro modo de pensar o encontro com bebês e crianças na escola da infância
DOI:
https://doi.org/10.59306/memorare.v10e12023169-188Palavras-chave:
Narrativa, Currículo, Criança, Educação InfantilResumo
Resumo:
Contrapondo-se à concepção de currículo prescritivo, o presente ensaio teórico propõe uma abordagem curricular sustentada na narrativa como alternativa para pensar o encontro com bebês e crianças na escola da infância. Inicialmente, problematizou-se a forma como a amplitude e a universalidade são adotadas no tratamento do currículo e como esses dois elementos tendem a generalizar e suprimir características específicas da primeira etapa da educação básica. Para situar o debate e fundamentar a defesa de um currículo narrativo, abordaram-se quatro tópicos essenciais: a perspectiva de que os seres humanos são uma espécie dotada de uma natureza narrativa; a defesa de que as crianças precisam ser narradas, ouvir narrativas e aprender a se narrar; a ideia de currículo como o vínculo entre a crianças e o mundo, permeado por uma postura docente investigativa e acolhedora; e, por fim, a proposição de uma escola que narra e que é conduzida pela diversidade de narrativas.
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