A dimensão narrativa do Currículo:

outro modo de pensar o encontro com bebês e crianças na escola da infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/memorare.v10e12023169-188

Palavras-chave:

Narrativa, Currículo, Criança, Educação Infantil

Resumo

Resumo:

Contrapondo-se à concepção de currículo prescritivo, o presente ensaio teórico propõe uma abordagem curricular sustentada na narrativa como alternativa para pensar o encontro com bebês e crianças na escola da infância. Inicialmente, problematizou-se a forma como a amplitude e a universalidade são adotadas no tratamento do currículo e como esses dois elementos tendem a generalizar e suprimir características específicas da primeira etapa da educação básica. Para situar o debate e fundamentar a defesa de um currículo narrativo, abordaram-se quatro tópicos essenciais: a perspectiva de que os seres humanos são uma espécie dotada de uma natureza narrativa; a defesa de que as crianças precisam ser narradas, ouvir narrativas e aprender a se narrar; a ideia de currículo como o vínculo entre a crianças e o mundo, permeado por uma postura docente investigativa e acolhedora; e, por fim, a proposição de uma escola que narra e que é conduzida pela diversidade de narrativas.

Biografia do Autor

  • Claines Kremer, UFRGS

    Doutoranda em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestra em Educação (2019) pela mesma universidade. Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (2020) pelo Instituto Maris. Graduada em Pedagogia (2016) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). É assessora pedagógica para formação continuada de professores no Ateliê de estudos em Educação Infantil Papovai.

  • Maria Carmen Silveira Barbosa, UFRGS

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo GEEMPA (1984) e em Problemas no Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lidia Coriat (1995), mestre em Planejamento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutora pela Universidade de VIC Espanha (2013). Atualmente é Professora Titular aposentada na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias. Foi coordenadora do GT 07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Anped e participou do Comitê Científico da mesma entidade. É editora da Revista Infancialatinoamericana em colaboração com oito países. Participa como Comitê Editorial e avaliadora ad-hoc em outras revistas científicas. Atua no Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância - GEIN e como Líder de Pesquisa no CLIQUE - Grupo de pesquisa em linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas. Orienta teses e dissertações nos seguintes temas: educação básica, educação infantil, infância, formação de professores, creche, pré-escola e alfabetização.

Downloads

Publicado

09-11-2023