Memórias de leitura da infância: narrativas de vida de alunas do Curso de Letras da UFC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/memorare.v10e1202384-101

Palavras-chave:

Leitura., Infância., Narrativa de Vida.

Resumo

Esta pesquisa teve como propósito analisar, sob o viés da Teoria Dialógica do Discurso, as narrativas acerca de memórias de leitura da infância de alunas do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), materializadas em memoriais de formação. Para tanto, nos valemos dos fundamentos teóricos de Bakhtin (2003; 2006; 2009), Josso (2010), Larrosa (2011; 2014; 2017), Martins (1997), Passeggi (2008) e Petit (2013; 2019). De abordagem qualitativa, metodologicamente empreendemos uma análise dialógica de enunciados recortados de cinco memoriais de formação leitora produzidos na disciplina Biografismos: pesquisa e formação, em 2018.1. Os resultados acenam que a leitura na infância pode permear e fortalecer as relações afetivas, proporcionar um efeito reparador em momentos de dor e sofrimento, além de ser capaz de transformar toda uma história de vida.

Biografia do Autor

  • Dannytza Serra Gomes , Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Professora do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) e do Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fez Doutorado (2014) e Mestrado em Linguística (2009), Especialização em Linguística e Ensino do Português (2007) e Graduação em Letras- Português (2005) na Universidade Federal do Ceará. Faz parte, desde 2010, do Grupo de Estudos Linguísticos e Discurso Autobiográfico (GELDA). Fez estágio pós doutoral (2018-2019), na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (UP). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, interessando-se, principalmente, pelos seguintes temas: ensino de língua materna e de língua de sinais, com ênfase no ensino e aprendizagem e na formação do professor.

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Publicado

06-11-2023