Infâncias, consumo e percepção:

canais infantis do YouTube e a publicidade velada

Autores

  • Angélica Gouveia Brito UFPB - Universidade Federal da Paraíba
  • Eunice Simões Lins Universidade Federal da Paraíba - UFPB https://orcid.org/0000-0002-0752-4179
  • Clara Letícia de Araújo Dantas Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.59306/memorare.v10e12023124-137

Palavras-chave:

Youtube, Percepção, Consumo infantil

Resumo

Neste trabalho, pretendemos analisar a relação existente entre infância, consumo midiático e percepção a partir de conceitos trazidos por Emanuele Coccia em seu livro A Vida Sensível (2010). A discussão aqui apresentada pretende dialogar a partir da análise do vídeo “Meus bonecos Maria Clara e JP foram conhecer o Papai Noel”, do canal para crianças no YouTube intitulado Maria Clara e JP, observando especificamente como foi apresentado o enredo do vídeo e o uso dos bonecos em suas cenas.

Biografia do Autor

  • Eunice Simões Lins, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Pedagoga e Teóloga. Pós Doutorado em Ciências da Religião (2012) na UMESP- Universidade Metodista em São Bernardo do Campo-SP. Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Mestrado em Teologia pela Faculdade de Ensino Teológico de São Paulo (1995). É Professora Adjunto do Departamento de Educação do Campo-DEC da Universidade Federal da Paraíba- UFPB, no Centro de Educação -CE. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação -PPGC-UFPB na linha de pesquisa: Mídia, Cotidiano e Imaginário. Tem experiência na área de educação superior, atuando principalmente com o tema Educação, Comunicação, Mídia, Cotidiano e Imaginário. Desenvolvendo reflexões também na Sociologia da Educação, na Educação do Campo, na Antropologia Cultural, Estruturas Antropológicas do Imaginário, Sistemas Simbólicos, Pesquisa e Práticas Educativas da Educação do Campo e Metodologia do Trabalho Científico. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Antropologia do Imaginário-GEPAI (Cnpq). http://www.gepai.com.br/ Dentre os muitos artigos, capítulos e livros destaca: A catástrofe e o imaginário dos sobreviventes :quando a imaginação molda o social (2011) ; Um baú de símbolos na sala de aula (2013), O mito revivido: a mitanálise como método de investigação do imaginário (2014); Ensino Religioso: educação e cultura (2016). Mídia, Cotidiano e Imaginário (2019); Trilhas do Imaginário: (Re)visitando espaços e memórias (2020).

  • Clara Letícia de Araújo Dantas, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

    Mestranda em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba. Especializada em Comunicação & Marketing pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (2019). Bacharela em Comunicação Social, com linha de formação em Educomunicação, pela Universidade Federal de Campina Grande (2016). Tem experiência na área de Análise do Discurso. Desenvolveu pesquisas sobre os temas: gênero e sexualidade, feminismo, representações sociais, televisão, desenho animado, cinema, horror, jogos e uso de tecnologias na educação. 

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Publicado

07-11-2023