SENSORIAMENTO REMOTO: UMA ALTERNATIVA PARA O CONTROLE DA POLUIÇÃO VEICULAR

Autores

  • Luciana Maria Baptista ventura Programa de Engenharia de Transportes, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PET/COPPE/UFRJ), Rio de Janeiro – RJ Instituto Estadual do Ambiente - INEA, Rio de Janeiro
  • Márcio de Almeida D'agosto Programa de Engenharia de Transportes, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PET/COPPE/UFRJ), Rio de Janeiro – RJ

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e12021326-342

Palavras-chave:

Poluição do ar, Veículos pesados, Fiscalização on-road, Controle de emissões

Resumo

Os veículos a diesel tem se mostrado um grande vilão da qualidade do ar por todo mundo. Desde o final da década de 80, diversos países passaram a implantar Programas de Inspeção e Manutenção de veículos em Uso (Programa I/M) como instrumento de controle das emissões. Aliado a isso, Europa e Estados Unidos há mais de 25 anos adotam o sensoriamento remoto (SR) como uma ferramenta de controle adicional no combate à poluição veicular. Porém, no Brasil as ações de mitigação das emissões veiculares tem se concentrado apenas na fabricação de veículos novos menos poluentes, que com pouco tempo de uso tendem a emitir de 3-4 vezes mais do que quando era 0 km. Em função da baixa adesão ao programa de I/M, este trabalho visa propor o SR instalado em postos de pesagem em rodovias federias como uma alternativa viável (operacionalmente simples e de baixo custo) de controle de veículos reconhecidamente mais emissores de poluentes atmosféricos, que são os veículos pesados, em especial os caminhões. Tornando-se o SR mais um instrumento de controle previsto no Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Pois, estudos revelam que esse tipo de controle pode desencorajar a circulação de veículos em mal estado de conservação, com emissões a cima dos limites legais e estimular a manutenção periódica deles, devido a maior fiscalização e a possibilidade do condutor levar multas. Portanto, parte do investimento poderia ser recuperado com menos gastos com saúde pública.

Biografia do Autor

  • Luciana Maria Baptista ventura, Programa de Engenharia de Transportes, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PET/COPPE/UFRJ), Rio de Janeiro – RJ Instituto Estadual do Ambiente - INEA, Rio de Janeiro
    Pesquisadora de Pós Doutorado do Programa de Engenharia de Transportes, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PET/COPPE/UFRJ), Rio de Janeiro – RJ
  • Márcio de Almeida D'agosto, Programa de Engenharia de Transportes, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PET/COPPE/UFRJ), Rio de Janeiro – RJ
    Professor do Programa de Engenharia de Transportes, do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PET/COPPE/UFRJ), Rio de Janeiro – RJ

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Publicado

2021-05-31

Edição

Seção

Monografias

Como Citar

SENSORIAMENTO REMOTO: UMA ALTERNATIVA PARA O CONTROLE DA POLUIÇÃO VEICULAR. (2021). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 10(1), 326-342. https://doi.org/10.19177/rgsa.v10e12021326-342

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