A mediação pedagógica no material didático do curso de especialização a distância Arteduca: arte, educação e tecnologias contemporânea

Autores

  • Gilmar Mazurkievicz
  • Katyúscia Sosnowski

Palavras-chave:

Material didático, linguagem, EaD, mediação pedagógica, autoria

Resumo

Temos como objetivo, nesse texto, analisar o material didático disponibilizado no curso de especialização Arteduca – arte, educação e tecnologias contemporâneas (3ª edição- 2007) oferecido a distância, via internet, pela Universidade de Brasília. Destaca-se os tratamentos dados aos textos elaborados para o curso, tendo como referências os autores Gutierrez, Prieto, Sartori e Roesler. Sabe-se que, não é possível simplesmente adaptar modelos presenciais para as propostas em educação a distância - EaD. É necessário o desenvolvimento de propostas que englobem e utilizem as particularidades das ferramentas, bem como, que utilizem um tratamento e uma linguagem adequada, objetivando otimizar os resultados de aprendizado. Neste sentido, destacamos a mediação pedagógica do material didático do curso supracitado, disponibilizado no formato digital do ambiente virtual de aprendizagem da plataforma Moodle da Universidade Nacional de Brasília - UNB.

Biografia do Autor

  • Gilmar Mazurkievicz
    Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Coordenador, professor e pesquisador de EAD da Universidade do Contestado – UnC/SC.
  • Katyúscia Sosnowski
    Mestre em Artes visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Autora do Plano de Educação do município de Itapema-SC sobre EaD (2009).

Downloads

Publicado

2014-12-08

Edição

Seção

Artigos