CONSTITUIÇÕES DOS PAÍSES: ANÁLISE COMPARATIVA DOS OBJETIVOS E PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DOS 194 PAÍSES DA SOCIEDADE INTERNACIONAL

Autores

  • Milene Pacheco Kindermann Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Rayane Baldez de Almeida Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v10e212020151-167

Palavras-chave:

Constituição, Princípios Fundamentais, Objetivos de Estado.

Resumo

O estudo trata de comparar textos constitucionais de 194 países quanto aos objetivos de Estado e princípios fundamentais que os organizam, buscando compará-los com os objetivos e princípios da sociedade internacional, permitindo identificar possíveis discrepâncias entre esses a partir da forma de organização dos Estados (unitário ou federação), dos formas de governo (monarquia ou república) e de sistema de governo (parlamentarismo ou presidencialismo). O estudo foi realizado pelos métodos indutivo e comparativo, sendo a pesquisa descritiva, quali-quantitativa, bibliográfica e documental. Concluiu-se que há a adesão (em maior ou menor grau) dos países, em suas constituições, aos objetivos e princípios da sociedade internacional. E que os principais objetivos da sociedade internacional, de manter a paz, promover o desenvolvimento econômico e social e o respeito aos direitos humanos, encontram-se refletidos nas Constituições dos países, independentemente de sua organização política interna.

Biografia do Autor

  • Milene Pacheco Kindermann, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
    Professora na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL desde 1992. Coordenou o curso de Relações Internacionais de 1996 a 2009. Foi Diretora do Campus Universitário de Tubarão de 2009 a 2013. Atua na Pró-Reitoria Acadêmica na área da extensão universitária. É pesquisadora e professora nos cursos de Direito e de Relações Internacionais.
  • Rayane Baldez de Almeida, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
    Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2020-09-23

Edição

Seção

De Direito