POLÍCIA DE PROXIMIDADE E O PROJETO “SOU ESTUDANTE, SOU CIDADÃO”: UMA ANÁLISE ACERCA DOS RESULTADOS PROMOVIDOS PELA POLÍCIA MILITAR DE CAMBORIÚ/SC

Autores

  • Jonathan Cardoso Régis Univali
  • Thiago Teixeira Ghilardi PMSC

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v9e182019161-175

Palavras-chave:

Dignidade Humana, Políticas Públicas, Cidadania, Segurança Pública.

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar, mesmo que num curto espaço de tempo quando da implementação do Projeto "Sou Estudante, Sou Cidadão", implementado no Bairro Monte Alegre, no município de Camboriú/SC, através da 1ª Companhia do 12º Batalhão de Polícia Militar, e seus reflexos, decorrente das ações preventivas, calcadas pela polícia de proximidade, na observância ao princípio universal da dignidade da pessoa humana, aliada a doutrina de proteção integral disposta constitucional e infraconstitucionalmente no ordenamento jurídico brasileiro, através da concretização de políticas públicas efetivas e num trabalho de parceria, em especial, entre a Polícia Militar local e a comunidade escolar. A premissa do projeto findou-se na quebra de paradigma quanto as ações de polícia de proximidade no ambiente escolar, por parte da Polícia Militar e estudantes do ensino fundamental que encontram-se, na grande maioria, inseridas em um contexto/realidade de vitimização ou direta/indiretamente sondadas pela marginalidade, por conta da vulnerabilidade social daquela comunidade. Para uma melhor compreensão da matéria, estudou-se a dignidade da pessoa humana como tutela constitucional das pessoas em desenvolvimento, transpassando pelas políticas públicas tuteladoras e garantidoras da proteção integral e, finalizando quanto uma análise dos resultados decorrentes do já referenciado projeto.

Biografia do Autor

  • Jonathan Cardoso Régis, Univali
    Doutor em Ciência Jurídica (Univali). DoctorenDerecho (Universidade de Alicante/Espanha). Mestre em Gestão de Políticas Públicas (Univali). Especialista em Administração em Segurança Pública (Unisul). Especialista em Direito Processual Civil com Habilitação para o Magistério Superior (Univali). Professor de Curso de Direito (Univali). Membro do IASC e associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI).
  • Thiago Teixeira Ghilardi, PMSC

    Capitão da Polícia Militar de Santa Catarina. Especialista em Segurança Pública (Faculdade Bardal). Bacharel em Direito (FURB).

Downloads

Publicado

2019-04-24

Edição

Seção

Artigos