DESLOCAMENTO AMBIENTAL: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS OBSERVADAS ATRAVÉS DAS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Yury Augusto Dos Santos Queiroz
  • Heloise Siqueira Garcia

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v9e18201957-74

Palavras-chave:

Deslocados Ambientais. Desastres. Sustentabilidade.

Resumo

O objetivo geral e científco deste artigo é analisar quais são as principais causas e consequências dos deslocamentos ambientais e como essa migração de pessoas pode afetar a localidade receptora, bem como verifcar de que forma a população deslocada é afetada pelos desastres ambientais. o trabalho foi dividido em dois, no primeiro momento veremos as dimensões da sustentabilidade de forma sucinta e como elas se apresentam. no segundo, veremos as causas e consequências de alguns desastres ambientais. quanto à metodologia foi utilizado o método indutivo na fase de investigação; o cartesiano na fase de tratamento de dados; e também o indutivo no relatório da pesquisa. foram ainda acionadas as técnicas do referente, da categoria, dos conceitos operacionais, da pesquisa bibliográfica e do fchamento.

Biografia do Autor

  • Yury Augusto Dos Santos Queiroz
    Mestre em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Pós-graduado lato sensu em Direito Empresarial e dos Negócios pela UNIVALI. Bacharel em Direito pela UNIVALI. Advogado militante nas áreas de Direito Civil, Direito Previdenciário.
  • Heloise Siqueira Garcia
    Doutoranda em Ciência Jurídica pelo PPCJ – UNIVALI. Doutoranda em Derecho pela Universidade de Alicante – Espanha. Mestre em Ciência Jurídica pelo PPCJ – UNIVALI. Mestre em Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad pela Universidad de Alicante – Espanha. Pósgraduada em Direito Previdenciário e do Trabalho pela UNIVALI; e em Ensino e Tutoria a Distância pela Faculdade AVANTIS. Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Advogada.

Downloads

Publicado

2019-04-24

Edição

Seção

Artigos