Análise criminológica-crítica da política de prevenção/ repressão à violência doméstica e familiar contra mulher

Autores

  • Allan Jones Andreza Silva Polícia Militar da Paraíba
  • Luciano Nascimento Silva Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v9e162018123-134

Palavras-chave:

Direito Penal, Violência, Mulher, Crítica

Resumo

O presente trabalho visa construir um entendimento acerca da violência doméstica e familiar contra a mulher por intermédio de uma abordagem criminológica crítica, tomando como referência principal as proposições de Alessandro Baratta, sendo, portanto, adotado uma perspectiva analítica sobre os fatores sociais e econômicos que contribuem para o processo de criminalização, bem como sobre os mecanismos jurídicos e instancias oficiais de controle desta forma de violência e as condições de vitimização feminina, levando-se em consideração as formas de dominação que acarretam a reprodução do problema. Sob o ponto de vista metodológico, adotou-se uma abordagem dedutiva, que parte da análise dos campos jurídico, social, econômico e, inclusive, da práxis do sistema de justiça criminal para, a partir de então, possibilitar a racionalização da instrumentalização da política penal para o trato desta violência. Conclui-se, por fim, pela observação de uma fragilidade no trato penal sobre o problema e da existência de uma série de deficiências estruturais no campo prático que muito mais ocasionam a reprodução ou intensificação dos desníveis de poder do que propriamente possibilitam a prevenção à eclosão de episódios de brutalidade ou a construção de um ideário de igualdade entre os sexos.

Biografia do Autor

  • Allan Jones Andreza Silva, Polícia Militar da Paraíba
    Mestre em Ciências Jurídicas (UFPB), Especialista em Direitos Fundamentais e Democracia (UEPB), Bacharel em Direito (UEPB), Bacharel em Segurança Pública (PMPB), capacitado em Análise Criminal (SENASP).
  • Luciano Nascimento Silva, Universidade Estadual da Paraíba
    Pós-Doutor em Sociologia e Teoria do Direito no Centro di Studi sul Rischio dalla Facoltà di Giurisprudenza dell`Università del Salento - CSR-FG-UNISALENTO (2013-2015); Doutor em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/FDUC (2003-2007); Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo/ USP (2001-2003); Professor Associado do Centro di Studi sul Rischio della Facoltà di Giurisprudenza (Dipartimento di Studi Giuridici) dell’Università del Salento, Lecce, Itália. Professor Visitante Dipartimento di Scienze Penalistiche, Processualpenalistiche  e Criminologische della Facoltà di Giurisprudenza dellʾUniversità di Palermo, Sicilia, Itália. Investigador Científico no Max Planck Institut für ansländisches und internationales Strafrecht – Departments of Criminal Law and Criminology – Freiburg in Breisgau – Baden Wüttemberg, Deutschland (Alemanha). Pesquisador do CNPq no CCJ/UFPB. Professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba - PPGCJ/CCJ/UFPB, entre outras atividades acadêmicas.

Downloads

Publicado

2018-05-04

Edição

Seção

De Direito