A origem do estado: uma visão a partir dos contratualistas –absolutista (Thomas Hobbes), liberal (John Locke) e democrática (Jean-Jacques rousseau)

Autores

  • Arthur Bezerra de Souza Junior
  • Ronaldo Jarnyk

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v9e162018175-186

Palavras-chave:

Política, Ciências políticas, Estado Moderno

Resumo

Com o fm das estruturas de governo feudal, fragilizadas pela descentralização do poder, surgem os poderes absolutistas. Reis e rainhas eram detentores de todo o poder do Estado, agindo com rigor e sem critérios. Os pensadores contratualistas propõem o fm deste regime, com a adoção de um modelo de Estado Moderno, com uma organização tripartida (propostos por Rousseau e Locke), como contraponto a concentração excessiva de poder nas mãos de um só.

Biografia do Autor

  • Arthur Bezerra de Souza Junior

    Doutorando em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre Direito (Justiça, Empresa e
    Sustentabilidade) pela Uninove. Especialista em Direito Processual pela Unisul. Professor Universitário em Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Advogado.

  • Ronaldo Jarnyk

    Professor em Cursos de Pós Graduação e MBA de Gestão, Brand e Varejo de consumo na FIA. Especialista em Administração de Empresas pela PUC-SP. Bacharel em Propaganda e Marketing pela UNIP.

Downloads

Publicado

2018-05-04

Edição

Seção

De Direito