Supervisão de cumprimento da sentença da corte interamericana de direitos humanos: caso Gomes Lund e outros

Autores

  • Milene Pacheco Kindermann Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
  • Lucas Vicente Comassetto Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v8e152017173-183

Palavras-chave:

Brasil, Direitos Humanos, Ditadura, Sistema Interamericano de Direitos Humanos, Caso Gomes Lund

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a supervisão de cumprimento de sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos em relação ao caso Gomes Lund e outros (Guerrilha do Araguaia versus Brasil). Constatou-se que a supervisão de cumprimento desta sentença vendo sendo realizada pela Corte Interamericana desde 2011, por meio da análise de relatórios estatais – que tem informado as medidas empreendidas pelo Brasil para atender os itens de condenação – e de observações dos representantes das vítimas e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos referentes aos relatórios estatais. Constatou-se também que o Estado brasileiro não está cumprindo integralmente as 11 determinações do Tribunal, tendo se concluído que o Estado tem adotado medidas para cumprir a sentença condenatória, todavia tais medidas são insuficientes para atender integramente os itens de condenação, reparar as violações perpetradas e de fato promover o direito à verdade e à memória que continuam sendo transigidos pelo Estado e/ou com aquiescência dele.

Biografia do Autor

  • Milene Pacheco Kindermann, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
    Possui graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1991) e Doctorado en Derecho y Ciencias Sociales - Universidad del Museo Social Argentino (2001). Atualmente é professora titular da Universidade do Sul de Santa Catarina e Coordenadora Institucional da Extensão Universitária. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Público, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, direitos humanos, organizações internacionais, direito internacional privado e tratados.
  • Lucas Vicente Comassetto, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL
    Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Foi bolsista de extensão universitária pelo Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES), com o projeto Observatório Internacional. Foi monitor das Unidades de Aprendizagem de Organizações Internacionais e Direito Internacional Público dos cursos de graduação em Relações Internacionais e Direito da UNISUL. É aluno especial da disciplina de História e relações políticas no Brasil contemporâneo do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Estuda e pesquisa os temas de Direito Internacional, Direitos Humanos, Ditadura e Justiça de Transição.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos