O princípio da dignidade da pessoa humana e o direito fundamental à saúde: fornecimento de medicamentos pela administração pública

Autores

  • Soraya Maciel Goulart Cardoso

Palavras-chave:

Dignidade da pessoa humana, Direito fundamental, Direito à saúde, Princípios Constitucionais, Medicamentos, Sistema Único de Saúde, SUS, Política Nacional de Medicamentos.

Resumo

O fornecimento de medicamentos pela administração pública faz parte do direito à saúde, assegurado pela Constituição Federal, que assegura a dignidade da pessoa humana enquanto princípio. Objetiva-se apresentar e verifcar alguns princípios constitucionais importantes, o direito fundamental à saúde, o funcionamento da estrutura da administração pública, especialmente no tocante à área da saúde; bem como, a apresentação do Sistema Único de Saúde e a Política Nacional de Medicamentos. O método de trabalho apresentado é o dedutivo, pois parte do princípio da dignidade da pessoa humana e do direito fundamental à saúde, para o fornecimento de medicamentos pela administração pública. A natureza é qualitativa, o procedimento é monográfco, e a técnica de pesquisa é bibliográfca. Com a realização do presente trabalho, verifcou-se que o fornecimento de medicamentos aos cidadãos é garantia constitucional, assegurada por meio de políticas públicas, garantindo assim o respeito à dignidade da pessoa humana, a saúde e a vida.

Downloads

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

De fato e de direito: o que estamos pesquisando?