Local do crime: a preservação e o isolamento e seus reflexos na persecução criminal

Autores

  • Tiago Mikael Garcia
  • Jonathan Cardoso Régis

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v7e122016239-251

Palavras-chave:

Local do crime, Preservação, Isolamento, Persecução criminal

Resumo

O presente estudo baseia-se na definição dos tópicos de maneira objetiva. A conceituação dos tópicos parte da premissa majoritária da doutrina. A importância e necessidade do isolamento e a preservação do local do crime, a classificação dos cenários do local do crime, bem como os aspectos relacionados ao dimensionamento das ações pelos agentes de segurança pública, por óbvio, os profissionais que primeiro se deparam com a cena do local do crime, é o exemplo maior do estudo. O trabalho demonstra a essencialidade das ações eficazes de isolamento e preservação do local do crime e os respectivos reflexos, positivos quando realizados de maneira eficiente, trazendo condições aceitáveis para que os peritos criminais realizem seu levantamento de dados, assim como também negativas, quando da ocorrência de falha nesse processo inicial, uma vez que características importantes da cena do crime se perdem, dificultando a perícia criminal e refletindo em prejuízo na persecução criminal como um todo.

Biografia do Autor

  • Tiago Mikael Garcia
    Especialista em Perícia Criminal e Biologia Forense – Univali. Especialista em Segurança Pública e Cidadania - Aupex.Bacharel em Direito – Univali.
  • Jonathan Cardoso Régis
    Doutorando em Ciência Jurídica – Univali. Mestre em Gestão de Políticas Públicas – Univali. Especialista em Administração de Segurança Pública - Unisul/PMSC. Bacharel em Direito – Univali. Profº do Curso de Direito – Univali.

Downloads

Publicado

2016-03-29

Edição

Seção

De Direito