O processo decisório no âmbito da assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU)

Autores

  • Katerine da Rosa Scussel Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
  • Milene Pacheco Kindermann

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v6e11201581-100

Palavras-chave:

Assembleia Geral das Nações Unidas, Regulamento, ONU, Tomada de decisão

Resumo

Na busca por soluções de conflitos globais destacam-se as organizações internacionais, em especial a ONU. Esta pesquisa, de caráter descritivo, trata desta OIG, do seu histórico e aspectos gerais, tendo como foco o processo de tomada de decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), por ser a mais representativa no cenário mundial, competente para examinar quaisquer temas e contar com 193 Estados, o que a torna indicada para tomar decisões mais complexas e abrangentes. Os dados foram obtidos principalmente no site oficial da organização, em especial na Carta da ONU e no Regulamento da Assembleia Geral (RAG). Conclui-se que o procedimento para tomada de decisão na AGNU possui uma metodologia minuciosa e conta com a participação dos seus órgãos, comissões e subcomissões, pois os temas passam por análises e debates antes de ser examinados pela Assembleia.

Biografia do Autor

  • Katerine da Rosa Scussel, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

    Graduanda do Curso de Relações Internacionais da UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina. Bolsista do Programa de Bolsas de Pesquisa do Artigo 170. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5920043385782468. E-mail: [email protected].

  • Milene Pacheco Kindermann
    Doutora em Direito e Ciências Sociais, pela Universidad del Museo Argentino. Professora dos Cursos de Direito e de Relações Internacionais da UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina. Coordena a área institucional da extensão universitária na Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNISUL. Orientadora do Programa de Bolsas de Pesquisa do Artigo 170. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7782539544015738.

Downloads

Publicado

2015-10-07

Edição

Seção

De Direito