Reflexões sobre a educação previdenciária no ensino superior

Autores

  • André Luiz Moro Bittencourt

Palavras-chave:

Educação, Universidade, Extensão Universitária, Grade Curricular, Direitos Sociais

Resumo

A formação acadêmica não pode ser vista só como aquisição do conhecimento relacionada à necessidade laboral, deve ser um processo unificador da evolução humana, pelo que deve estar atenta ao que acontece no mundo e no ambiente que lhe cerca para construir mentes capazes de solucionar os atuais problemas e ainda fornecer avanços ao atual estado de coisas. Muito embora se perceba no Brasil um aumento no número de afastamentos laborais, bem como um amplo envelhecimento da população e a consequente majoração de demandas envolvendo o estado e os cidadãos em sede de matéria previdenciária, assistenciais e de saúde, verifica-se ainda um enfrentamento tímido por parte da instituição de ensino superior em tais questões. A inexistência de matérias obrigatórias nas grades curriculares que tenham como característica o conhecimento do problema e a defesa de direitos sociais vêm trazendo severo prejuízo social. O presente ensaio tem como objetivo demonstrar a necessidade de investigação completa sobre esse problema, e por fim, demonstrando os prejuízos na vida do cidadão.

Biografia do Autor

  • André Luiz Moro Bittencourt
    Advogado e Professor de Extensão e Pós-Graduação. Pós Graduado em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Federal do Paraná. Pós Graduado em Direito Previdenciário pela Faculdade Inesp em parceria com o Instituto Nacional de Formação Continuada. Professor de Pós-Graduação no Instituto Nacional de Formação Continuada. Coordenador Acadêmico e Professor do Instituto Multiplus. Palestrante nas áreas de Educação e Previdência. Mestrando em Gestão de Políticas Universitárias para o Mercosul pela UNLZ - Universidade Nacional de Lomas de Zamora, Buenos Aires - Argentina

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Publicado

2015-10-07

Edição

Seção

De Direito