A institucionalização do Sistema Educacional Diferenciado para as regiões de fronteira: Ponta Porã (BR) – Pedro Juan Caballero (PY)

Autores

  • Elvis Fernandes Ferreira de Lima Universidade Federal da Grande Dourados
  • Henrique Sartori de Almeida Prado Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v6e10201569-87

Palavras-chave:

Educação, MERCOSUL, Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF)

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a educação como um direito fundamental e natural, garantido como qualidade de “direito do homem”, assegurado a todos em forma de igualdade, bem como buscará estudar a educação no ambiente do MERCOSUL considerando a política adotada em seu setor educacional, compreendendo a educação como forma de integração regional e desenvolvimento político, econômico e cultural. Pretende então analisar, inserido no âmbito MERCOSUL, um projeto específico implementado na região de fronteira entre Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY).

Biografia do Autor

  • Elvis Fernandes Ferreira de Lima, Universidade Federal da Grande Dourados
    Graduado em Direito pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
  • Henrique Sartori de Almeida Prado, Universidade Federal da Grande Dourados
    Professor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudo Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Fronteiras, Integração Regional e Desenvolvimento - FADIR/UFGD e LABMUNDO-Rio (IESP-UERJ)

Downloads

Publicado

2015-04-07

Edição

Seção

De Direito