A adequação do contingente militar às novas demandas do instituto das operações de paz multidimensionais das Nações Unidas

Autores

  • Javier Rodrigo Maidana

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v4e82014101-115

Palavras-chave:

Exército Brasileiro, Operações de Paz, Nações Unidas, Atividades Militares

Resumo

O presente trabalho alude, em linhas breves, a nova realidade imposta aos contingentes militares cedido às Nações Unidas a fim de executar as obrigações das operações de paz. Busca ressaltar, de igual forma, as consequências desse aumento no espectro de atuação do exército por essa nova realidade enfrentada pelos mesmos, além da questão da preparação das unidades nacionais por parte dos Estados-membros antes de enviá-los à operação. Mencionando rapidamente o processo de treinamento do exército brasileiro, quer se demonstrar as medidas adotadas pelo Brasil com relação a essa expansão além das implicações decorrentes de sua participação nesse tipo de operação internacional para o próprio exército brasileiro.

Biografia do Autor

  • Javier Rodrigo Maidana
    Mestre em Direito em Relações Internacionais pelo do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina e membro do Grupo de Pesquisa de Direito Internacional Ius Gentium do Curso de Pós-Graduação em Direito da UFSC. É professor de Direito Internacional Público no curso de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina –UNISUL, unidade Pedra Branca.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Edição

Seção

De Direito