Um olhar histórico-social sobre a ressocialização dos presos através do trabalho

Autores

  • Marilene da Rosa Lapolli
  • Michel Fortunato Ulysséa

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v3e52012179-190

Palavras-chave:

Preso, Remição, Trabalho, Ressocialização

Resumo

O presente artigo tem por objetivo demonstrar a possibilidade do preso condenado à pena privativa de liberdade no regime aberto, receber o benefício da remição, mesmo não havendo previsão legal. Considerando, sobretudo, o aspecto histórico de como o trabalho foi introduzido no sistema penitenciário brasileiro e em nível mundial, há de se compreender alguns porquês da complexidade quanto aos avanços relacionados ao processo e ao conceito de ressocialização, principalmente quando passamos a incluir a abordagem histórico-social neste contexto jurídico.

Biografia do Autor

  • Marilene da Rosa Lapolli
    Doutoranda em História Contemporânea (Universidade de Leon/Espanha) Especialista em Fundamentos da Educação ( UNISUL) , Graduada em Filosofia (UNISUL). Professora de Sociologia, Sociologia do Direito e Filosofia, orientadora de estágios e pesquisa na UNISUL desde 1982.
  • Michel Fortunato Ulysséa
    Cursando especialização em Segurança Pública e Qualidade de Vida (CESULBRA), Graduado em Direito pela UNISUL - Campus de Tubarão/2011. Servidor Público Estadual - Agente penitenciário lotado na Unidade Prisional de Laguna (UPA)

Downloads

Publicado

2012-07-25

Edição

Seção

Artigos