Educação cidadã: o consenso forjado

Autores

  • Leilane Serratine Grubba
  • Lilian Patrícia Casagrande

DOI:

https://doi.org/10.19177/ufd.v2e42012201-219

Palavras-chave:

Educação, Direitos Humanos, Dignidade humana, Cidadania

Resumo

O trabalho tem como objeto investigar a relação entre a educação brasileira e a dignidade humana, a partir de um estudo da herança da ditadura militar e, principalmente, do paradigma educacional neoliberal que remete aos anos 70 do século XX. Objetiva a verificação dos efeitos mais óbvios desse modelo paradigmático implantado, como os vinculados à privatização e publicidade do ensino, a universalização do ensino, a formação técnica, para analisar, concomitantemente, a ideia da concretização do direito humano à dignidade. Resta-nos a seguinte questão: podemos ou não falar de uma educação brasileira para os direitos humanos?

Biografia do Autor

  • Leilane Serratine Grubba
    Mestre em Direito, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É aluna pesquisadora dos projetos NECODI (Núcleo de Estudos Conhecer Direito), sob a orientação do professor Dr. Horácio Wanderlei Rodrigues, USM (Universidade sem muros), sob a orientação do professor Dr. Alexandre Moraes da Rosa, e Direito e Literatura, sob a orientação do professor Dr. Luis Carlos Cancellier de Olivo, todo vinculados à UFSC.
  • Lilian Patrícia Casagrande
    Graduada em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

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Publicado

2012-01-02

Edição

Seção

De Direito