ÁREAS DE ATUAÇÃO JURÍDICA PÓS-PANDEMIA: TENDÊNCIAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Autores

Palavras-chave:

Atuação jurídica, Pós-pandemia, Cursos de Pós-graduação lato sensu.

Resumo

Objetivos: Busca-se com o presente artigo responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais são as áreas de atuação jurídica mais procuradas no Direito pós-pandemia e como essa descoberta afeta a organização dos cursos de pós-graduação lato sensu? Para isso, é necessário compreender as principais adaptações do Direito pós-pandemia, a possível correlação entre a legislação aprovada durante a pandemia e o direcionamento para atuação jurídica, bem como o papel dos cursos de pós-graduação lato sensu.

Metodologia: Trata-se de pesquisa qualitativa, estudo de natureza pura e comparativa, com base em revisão de literatura e análise da legislação aprovada durante o período da pandemia.

Resultados: É possível concluir que as áreas com tendência de maior procura para o ingresso em cursos de pós-graduação lato sensu possuem correlação com os temas mais presentes nas medidas provisórias e nova legislação aprovadas durante a pandemia. Especificamente, Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito do Trabalho, Direitos Culturais, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Civil e Direito Digital.

Contribuições: A pesquisa realizada, além de apresentar tendências e soluções para os cursos de pós-graduação lato sensu, identifica as medidas provisórias e leis aprovadas durante a pandemia e a necessidade de utilização dos meios tecnológicos para a atuação jurídica.

Biografia do Autor

  • Mariana Dionísio de ANDRADE, Universidade de Fortaleza

    Doutora pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Direito Processual Civil. Professora pela UNIFOR, UNI7 e ESMEC. Formação em Métodos de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ/IESP. Formação em Leadership and Conflict Management pela Stanford University. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8698-9371.

  • Eduardo Régis Girão de Castro PINTO, Universidade de Fortaleza

    Doutor pela Universidade de Fortaleza. Mestre pela Universidade de Fortaleza. Professor na Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor no Curso de Pós-Graduação da Escola Superior de Magistratura do Ceará - ESMEC. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-6949-4940.

  • Karla Soraya da Costa FELIPE, Universidade de Fortaleza

    Mestranda em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Especialista em Mediação e Gestão de Conflitos pela Universidade de Fortaleza. Pesquisadora voluntária do Projeto Pesquisa Empírica e Jurimetria (PROPED/UNIFOR). Pesquisadora voluntária da Linha Jurimetria e Poder Judiciário da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará. Conciliadora Judicial. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5929-5400

     

Downloads

Publicado

2023-08-25

Edição

Seção

Artigos