BREVE HISTÓRIA DA CHAMADA TEORIA "œCLÁSSICA" DAS INELEGIBILIDADES: POR QUE A DOUTRINA BRASILEIRA AS SEPARA DAS CONDIÇÕES DE ELEGIBILIDADE?

Autores

  • ANDRÉ LUIZ BATISTA NEVES UCSa
  • JOÃO GLICÉRIO DE OLIVEIRA UFBA

Palavras-chave:

Inelegibilidade, condições de elegibilidade, ditadura civil-militar brasileira.

Resumo

Objetivo: Este artigo discute como (e por que motivo) o conceito de inelegibilidade prevalente hoje no Direito brasileiro foi construído. A hipótese de trabalho, confirmada pelos achados da pesquisa, é de que ele decorre de uma discussão específica, para defender a constitucionalidade de uma norma editada pela ditadura civil-militar brasileira.

Metodologia: A presente pesquisa se pauta no método hipotético-dedutivo e é instruída por uma análise bibliográfica, analisados debates parlamentares, consultadas matérias jornalísticas e feitas revisões da bibliografia e de decisões do Tribunal Superior Eleitoral e do Supremo Tribunal Federal.

Resultados: procurou-se demonstrar no presente trabalho, o que hoje se entende por inelegibilidade, aspecto este que não deriva de uma reflexão teórica aprofundada "“ à qual, aliás, ele talvez sequer resista. Tampouco é possível atribuí-la a um único artigo, de um único autor. 

Contribuições: As contribuições desta pesquisa estão no estudo da política para exercício da cidadania. 

Biografia do Autor

  • ANDRÉ LUIZ BATISTA NEVES, UCSa

    Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal - Salvador, Bahia,

    Brasil). Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - Salvador, Bahia, Brasil). Professor Adjunto de Ciência Política, Teoria da Constituição e Direito Constitucional na Faculdade de Direito da UFBA (Salvador, Bahia, Brasil). Procurador da República. E-mail: [email protected]r 

  • JOÃO GLICÉRIO DE OLIVEIRA, UFBA

    Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - Salvador, Bahia, Brasil). Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - Salvador, Bahia, Brasil). Professor Associado de Direito Empresarial na Faculdade de Direito da UFBA (Salvador, Bahia, Brasil) Advogado. E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2023-03-15

Edição

Seção

Artigos