NATIONAL SURVEYS WITH CIVIL SERVANTS: MODELS ADOPTED IN SEVEN COUNTRIES AND POSSIBILITIES OF APPLICATION IN BRAZIL

Autores

  • Pedro Paulo Teófilo Magalhães de HOLLANDA
  • Pedro Lucas de Moura PALOTTI

Palavras-chave:

Bureaucracy, Profile of public servants, State capabilities, Governance, Quality of government.

Resumo

Objective:   to   explore   how   national   governments   use   surveys   to   measure aspects of   government   bureaucracies.   Based   on a document analysis   it   is investigated how seven States (Australia, Canada, Chile, India, Ireland, United Kingdom and United States) conducted surveys with civil servants based on organization, purpose, and scope of these surveys.

Methodology: the inductive method is used, through the review of research conducted in the seven States mentioned above, in a qualitative and quantitative approach. 

Results: when comparing the seven surveys, one can observe that all of them have the goal to understand the perceptions and demographic characteristics of civil servants in order to improve state performance. The acknowledgement of the importance of these actors for the achievement of more effective public policies dialogues with the literature on conditions for State action, particularly regarding administrative and political-relational capacities. 

Contributions: to discuss the possibility of applying similar methods in Brazil.

Keywords:  Bureaucracy; Profile   of   public   servants; State   capabilities; Governance; Quality of government. 

RESUMO

Objetivo: explorar como os governos nacionais usam pesquisas para medir aspectos   das   burocracias   governamentais.   Com   base   em   uma   análise   de documentos, investiga-se como sete Estados (Austrália, Canadá, Chile, Índia, Irlanda, Reino Unido e Estados Unidos) realizaram pesquisas com servidorespúblicos   nos   quesitos   de   organização,  finalidade   e   escopo. 

Metodologia: utiliza-se o método indutivo, mediante a revisão de pesquisas realizadas nossete Estados acima mencionados, em abordagem  qualitativa e quantitativa.

Resultados: ao comparar as sete pesquisas, pode-se observar que toda têm oobjetivo   de   compreender   as   perceções  e  características  demográficas   dosfuncionários   públicos,   a   fim   de   melhorar   o   desempenho   do   Estado.   O reconhecimento da importância desses   intervenientes   para   a   realização   depolíticas públicas dialoga com a literatura sobre as condições da   ação do Estado,  nomeadamente   no   que   respeita   às   capacidades   administrativas   epolíticas-relacionais.

Contribuições: discutir a possibilidade de aplicar métodossemelhantes no Brasil.

Palavras-chave:  Burocracia; Perfil   dos   servidores   públicos;  Capacidades estatais; Governança; Qualidade do governo.

 

 

Biografia do Autor

  • Pedro Paulo Teófilo Magalhães de HOLLANDA

    Doutor, Mestre e Graduado em Administração pela Universidade de Brasilia. Lider do grupo de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional no Setor Público do IDP. Pesquisador do Grupo de pesquisas e estudos avançados sobre comportamento organizacional (GepaCO) da Universidade de Brasilia (UnB)

  • Pedro Lucas de Moura PALOTTI

    Doutor em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Administração Pública e Direito. Professor do Mestrado Profissional em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP)

Downloads

Publicado

2022-09-04

Edição

Seção

Artigos