LA POLÍTICA PÚBLICA DE MEDIACIÓN DE CONFLICTOS APLICADA AL TRÍPODE ACADÉMICO: UN ANÁLISIS DE LAS ACTIVIDADES DE LA UNIVERSIDAD COMUNITARIA DE SANTA CRUZ DO SUL "“ UNISC

Autores

Palavras-chave:

Conflictos, Enseñanza, investigación y extensión, Mediación, Políticas públicas, Universidades comunitarias.

Resumo

Objetivo: analizar la mediación como política pública aplicada en la enseñanza, investigación   y   extensión   en   universidades   comunitarias, basándose   en   las actividades realizadas por la Universidad de Santa Cruz do Sul. El problema de la investigación es: ¿cuál es la contribución de las universidades comunitarias en la aplicación   de   la   política   pública   de   mediación? 

Metodología:   para   lograr   esta intención, se   utilizó   el   método   de   enfoque   inductivo, centrado   en   el   análisis bibliográfico. 

Resultados: las universidades comunitarias reiteran su compromiso social, ya que fortalecen la interacción entre el trípode académico y la comunidad.

Contribuciones: la pesquisa trae un estudio sobre las universidades comunitarias ysu funcionamiento en Brasil y comentarios sobre la Universidad de Santa Cruz doSul como modelo de institución comunitaria.

Palabras-Clave: Conflictos; Enseñanza; investigación y extensión; Mediación; Políticas públicas; Universidades comunitarias.

 

ABSTRACT

Objective: to analyze mediation as a public policy applied to teaching, research andextension   in   community   universities,   based   on   the   activities   carried   out   by   theUniversity of Santa Cruz do Sul. The research problem is: what is the contribution ofcommunity universities in implementing public mediation policy? 

Methodology: toachieve this goal the inductive approach method is used, centered on bibliographicanalysis.

Results: the community universities reiterate their social commitment, sincethey strengthen the interaction between the academic tripod and the community.Contributions:  the  research  brings  a  study  on   community  universities  and   theirfunctioning in Brazil and comments on the University of Santa Cruz do Sul as amodel of community institution.

Keywords: Conflict; Teaching; research and extension; Mediation; Public policy; Community universities.


RESUMO

Objetivo: analisar a mediação como política pública aplicada no ensino, na pesquisa e na extensão nas universidades comunitárias, a partir das atividades realizadas pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Têm-se como problema de pesquisa  a seguinte   investigação:   qual   a   contribuição   das   universidades   comunitárias   na concretização   da   política   pública   da   mediação?

Metodologia:   para alcançar tal intento,  recorreu-se   ao   método   de   abordagem   indutivo,   centrado   na   análise bibliográfica. 

Resultados:   as   universidades   comunitárias   reiteram   o   seu compromisso social, uma vez que fortalecem a interação entre o tripé acadêmico e a comunidade. 

Contribuições:   o   estudo   traz   um   estudo   sobre   as   universidades comunitárias e o seu funcionamento no Brasil e comenta sobre a Universidade deSanta Cruz do Sul como modelo de instituição comunitária.

Palavras-Chave:  Conflitos; Ensino; pesquisa e extensão; Mediação; Políticas públicas; Universidades comunitárias.

Biografia do Autor

  • Fabiana Marion SPENGLER, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

    Pós Doutora pela Universidade degli Studi di Roma Tre. Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul.  Professora adjunta da Universidade de Santa Cruz do Sul na graduação e pós-graduação. Lider da Rede de Pesquisa em Direitos Humanos e Políticas Públicas (ReDiHPP). Integrante do grupo de pesquisa internacional “Dimensions of Human Rightsâ€.

  • Rafaela Matos Peixoto SCHAEFER, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

    Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade Futura/SP. Integrante do grupo de pesquisa Políticas Públicas no tratamento de conflitos. E-mail: [email protected]. ORCID:https://orcid.org/0000-0002-3100-056x

Publicado

2022-09-04

Edição

Seção

Artigos