A PERDA DE IDENTIDADE DA CLASSE TRABALHADORA BRASILEIRA

Autores

  • Luciana Costa POLI Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
  • Bruno Ferraz HAZAN Escola Superior Dom Helder Câmara/MG.

Palavras-chave:

Sindicalismo, Identidade de classe, Mito da outorga, Corporativismo.

Resumo

Objetivo: O presente trabalho apresenta uma análise da política corporativista de Getúlio Vargas e dos elementos a ela agregada que culminaram com a consolidação do mito de outorga e da perda de identidade da classe trabalhadora brasileira.

Metodologia: Utiliz-sea o método dedutivo, por intermédio de uma abordagem qualitativa; e quanto ao procedimento, é uma pesquisa bibliográfica, mediante a revisão de obras e artigos científicos, bem como documental, devido à revisão de textos legislativos e decisões judiciais, visando extrair o devido aprofundamento da compreensão sobre uma análise da política corporativista de Getúlio Vargas.

Resultados: O corporativismo, em razão da pulverização da classe trabalhadora e do definhamento do papel de transformação social dos sindicatos, foi responsável pela desconexão entre o destinatário da norma e o seu criador, erigindo o denominado mito de outorga estatal; a cooptação e a integração dos sindicatos ao Estado "“ controlando-lhes e retirando-lhes a liberdade intrínseca de organização "“ significou a perda de identidade da própria classe trabalhadora.

Contribuições: O presente trabalho traz como contribuição o tema da política do corporativismo de cooptação das organizações sindicais, que desconectou os trabalhadores dos centros do poder, impulsionando-os não apenas ao mito da outorga estatal, mas à perda da própria identidade e orientação como classe a partir da década de 1930.

Palavras-chave: Sindicalismo. Identidade de classe. Mito da outorga. Corporativismo.

ABSTRACT

 

Objective: This paper presents an analysis of Getulio Vargas"™ corporative politic and the elements added to it that culminated in the consolidation of the granting myth and the loss of identity of the Brazilian working class.

 

Methodology: The deductive method is used, through a qualitative approach; and as for the procedure, it is bibliographical research, through the review of works and scientific articles, as well as documentary, due to the revision of legislative texts and judicial decisions, aiming to extract due depth of understanding about an analysis of the body activist policy of Getúlio Vargas.

Results: Corporativism, due to the spraying of the working class and the languishing role of social transformation of the unions, was responsible for the disconnection between the recipient of the norm and its creator, erecting the so-called myth of state grant; the co-optation and integration of trade unions with the State "“ controlling them and removing their intrinsic freedom of organization "“ meant the loss of identity of the working class itself.

 

Contributions: This paper brings as a contribution the theme of the policy of corporatism of co-optation of union organizations, which disconnected workers from the centers of power, boosting them not only to the myth of state grant, but to the loss of their own identity and orientation as a class as of 1930s.

 

Keywords: Sindicalism. Class identity. Granting myth. Corporatism.

Biografia do Autor

  • Luciana Costa POLI, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

    Pós-Doutora em Direito pela UNESP (Bolsista da CAPES/PNPD). Doutora em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestra em Direito e Instituições Políticas pela Universidade FUMEC/MG. Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil. E-mail: [email protected]

  • Bruno Ferraz HAZAN, Escola Superior Dom Helder Câmara/MG.

    Doutor em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bacharel em Direito pela Universidade FUMEC/MG. Professor na Escola Superior Dom Helder Câmara/MG. Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil. E-mail: [email protected].

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Publicado

2022-03-29

Edição

Seção

Artigos