NOVOS PARADIGMAS EDUCACIONAIS PÓS-PANDÊMICOS: AS IMPORTANTES TRANSFORMAÇÕES E ADAPTAÇÕES NO SISTEMA EDUCACIONAL PROVOCADAS PELA PANDEMIA COVID-19

Autores

Palavras-chave:

Pandemia COVID 19, Sistema educacional, Ensino, Comunicação virtual.

Resumo

Objetivos: O presente artigo científico tem como objetivo, analisar os novos paradigmas educacionais pós-pandêmicos, propondo uma releitura no sistema educacional frente à pandemia COVID 19.

Metodologia: Para metodologia, foi utilizada a base logica dedutiva por meio de investigação bibliográfica e documental.

Resultados: o cenário de pandemia traz mudanças profundas em várias dimensões da existência humana, partindo do aspecto sanitário até alcançar efeitos econômicos, sociais, culturais em geral. Contribuições para nova realidade educacional, destacando a necessidade de novas habilidades na estrutura pedagógica, a adaptação do ensino "“ aprendizagem nas plataformas virtuais

Contribuições: o estudo apresenta abordagem que propõe a análise para o atingimento de níveis aceitáveis de ensino virtual e cooperação global em favor de um novo modelo de educação, as autoridades públicas e privadas devem envidar esforços, econômicos e sociais, para capilarizar a comunicação virtual permitindo que haja alcance e efetiva conscientização social. 

Palavras-Chaves: Pandemia COVID 19; Sistema educacional; Ensino; Comunicação virtual.

  

ABSTRACT

Objective: This scientific article aims to analyze the new post-pandemic educational paradigms, proposing a re-reading in the educational system in the face of the COVID 19 pandemic.

Methodology: For methodology, the deductive logical basis was used through bibliographical and documentary investigation.

Results: the pandemic scenario brings profound changes in several dimensions of human existence, starting from the health aspect until reaching economic, social and cultural effects in general. Contributions to a new educational reality, highlighting the need for new skills in the pedagogical structure, the adaptation of teaching - learning on virtual platforms

 

Contributions: the study presents an approach that proposes the analysis to reach acceptable levels of virtual education and global cooperation in favor of a new model of education, public and private authorities must make efforts, economic and social, to capillarize virtual communication allowing there to be reach and effective social awareness.

Keywords: Pandemic COVID 19; Educational system; Teaching; Virtual communication.

Biografia do Autor

  • Maria Claudia da Silva Antunes de SOUZA, UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI

    Doutora e Mestre em Direito Ambiental e de Sustentabilidade pela Universidade de Alicante – Espanha. Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica, nos cursos de Doutorado e Mestrado e, na Graduação no Curso de Direito, ambos da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI.

  • Aulus Eduardo Teixeira de SOUZA, Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí em dupla titulação com a Universidade de Alicante/ESP.

    Doutorando em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí em dupla titulação com a Universidade de Alicante/ESP. Mestre em Direito pela Universidade Caxias do Sul. Especialista em Direito Constitucional, Administrativo; Direito e Processo Tributário pela Universidade Estácio de Sá. Procurador jurídico da OAB/SC. Advogado. E-mail: [email protected]

  • Gabriel Real FERRER, Professor Catedrático no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad pela Universidade de Alicante – Espanha.

    Doutor e Mestre em Direito Ambiental e de Sustentabilidade pela Universidade de Alicante – Espanha, Professor Catedrático no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Ambiental e de Sustentabilidade pela Universidade de Alicante – Espanha. Advogado.

  • Felipe Chiarello de Souza PINTO

    Mestre e doutor em Direito pela PUC/SP; Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação
    e Professor Titular da Faculdade de Direito e do Programa de Mestrado e Doutorado
    em Direito da Universidade Presbiteriana do Mackenzie; Coordenador Adjunto de
    programas Acadêmicos da Área de Direito da CAPES/MEC.

Publicado

2021-08-27

Edição

Seção

AS CONSEQUÊNCIAS JURÍDICAS DA COVID 19 (CHAMADA ESPECIAL Nº. 2 / 2021)