LAW TEACHING IN COVID-19 TIMES

Autores

  • Hadassah Laís de Sousa SANTANA
  • Susana SÁ
  • Paulo Gonet BRANCO
  • Cristina COSTA-LOBO

Resumo

ABSTRACT

Objective: The paper analyzes the introduction of active methodologies in the study of Law in the virtual classroom, aiming at the development of teachers in the area through practical experiences within the academic world.

Methodology: The paper adopts a deductive approach, bibliographic and documental research technique. 

Results: This study highlights new active methodology practices that can be used in the adaptation of the virtual classroom due to the crisis caused by COVID-19. Provide the law teacher with knowledge of methodological tools, such as challenge-based learning and the use of Moot Court, in the team-based learning function.

Contributions: The study addresses a theme that has matured over the years in the academic debate and its relevance is reaffirmed when we encounter the pandemic scenario, with the need for social isolation and the interruption of classroom classes. The introduction of active methodologies in the teaching of Law comes as an innovative ruse for professionals of the future to succeed in their careers and cause transformations in civil society.

Keywords: Moot court, Team-Based Learning (ABD); College education; Active Methodology; Teacher training; Teaching and learning; COVID-19.

 

RESUMO

Objetivo: o artigo analisa a introdução de metodologias ativas no estudo do Direito em sala de aula virtual, visando o desenvolvimento de professores da área por meio de experiências práticas no meio acadêmico.

Metodologia: O artigo adota uma abordagem dedutiva, técnica de pesquisa bibliográfica e documental.

Resultados: Este estudo evidencia novas práticas de metodologias ativas que podem ser utilizadas na adaptação da sala de aula virtual devido à crise gerada pelo COVID-19. Proporcionar ao professor de Direito o conhecimento de ferramentas metodológicas, como a aprendizagem baseada em desafios e a utilização do Moot Court, na função de aprendizagem em equipe.

Contribuições: O estudo aborda um tema que tem amadurecido ao longo dos anos no debate acadêmico e sua relevância é reafirmada quando nos deparamos com o cenário pandêmico, com a necessidade de isolamento social e a interrupção das aulas. A introdução de metodologias ativas no ensino do Direito surge como instrumento inovador para que os profissionais do futuro tenham sucesso na carreira e causem transformações na sociedade.

Palavras-chave: Simulação, Aprendizagem Baseada em Equipe (ABD); Educação universitária; Metodologia Ativa; Treinamento de professor; Ensinando e aprendendo; COVID-19.

Biografia do Autor

  • Hadassah Laís de Sousa SANTANA

    Pós-doutoranda em Direito Tributário pela Universidade de Brasília – UNB. Doutora Educação e Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Assessora legislativa em matéria tributária na Câmara Federal. Advogada. Professora no Instituto Brasiliense de Direito Público. E-mail: [email protected]. https://orcid.org/0000-0001-9453-3200. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7817744309547446

  • Susana SÁ

    Pós-doutora, Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Minho. Professora Adjunta no Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF). Investigadora do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (CIDI) - IESF – Portugal. https://orcid.org/0000-0003-1339-5745. Email: [email protected]

  • Paulo Gonet BRANCO

    Professor de Direito do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UNB) e Mestre em Direitos Humanos Internacionais pela University of Essex, Reino Unido. E-mail: [email protected].

  • Cristina COSTA-LOBO

    Doutora em Psicologia pela Universidade do Minho. Investigadora do CIDI-IESF (Portugal) e da Cátedra UNESCO de Educación para la Justicia Social. https://orcid.org/0000-0003-4459-8676. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3821809180284622. Email  [email protected]

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Publicado

2021-01-15

Edição

Seção

Artigos