Direito à Saúde na Sociedade da Informação: A Questão das Fake News e seus Impactos na Vacinação

Autores

  • Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini Sanches Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ana Elizabeth Lapa Wanderley Cavalcanti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Sociedade da Informação, Direito à saúde, Fake News, Vacinação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo desenvolver uma linha de raciocínio sobre a importância da informação na área da saúde e dos problemas que podem causar as notícias falsas, também conhecidas como fake news em casos de saúde pública. O exemplo tomado para o desenvolvimento do presente trabalho foi o caso das notícias falsas a respeito da vacinação contra o sarampo, poliomielite e febre amarela que, impactou campanhas de vacinação em massa que, tinham como intuito, a proteção da população brasileira em relação a doenças que já haviam sido controladas no passado e que, por falta de vacinação, correm o risco de ressurgimento, afetando tanto a saúde das presentes como das futuras gerações. 

Biografia do Autor

  • Samyra Haydêe Dal Farra Naspolini Sanches, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (2003). É pesquisadora e professora permanente do Programa de Mestrado em Direito na Sociedade da Informação da FMU. É pesquisadora e professora permanente do Mestrado e Doutorado em Direito da UNIMAR. É professora da Faculdade de Direito de Sorocaba – FADI. Foi pesquisadora e professora permanente do Mestrado em Direito da Universidade Nove de Julho- UNINOVE. Foi Coordenadora e Professora do Mestrado em Direito do Centro Universitário Toledo de Araçatuba – UNITOLEDO. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ana Elizabeth Lapa Wanderley Cavalcanti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é advogada no Escritório Cavalcanti e Cavalcanti Advogados. Professora da graduação, Pós-graduação e Mestrado do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unida - FMU. Membro efetivo da Comissão de Biodireito e Biotecnologia da OAB/SP.

Downloads

Publicado

2018-09-20

Edição

Seção

Artigos