Aspectos Controversos e Vantagens do Bitcoin: Análise da Visão das Instituições Financeiras Brasileiras

Autores

  • Felipe Chiarello de Souza Pinto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Tais Ramos Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
  • Adriana Coppo Cyrino Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Palavras-chave:

Bitcoin, Criptomoedas, Regulamentação

Resumo

Com o presente trabalho pretende-se dar uma ampla visão do que vem a ser o Bitcoin e ao mesmo tempo, aprofundar o estudo jurídico acerca desta novidade que atinge as normas jurídicas, financeiras e tecnológicas. A complexidade trazida ao mundo pelo Bitcoin e sua aceitação por diversos segmentos fazem com que seja um interessante objeto de estudo a ser desenvolvido. Ainda não existem muitos autores que tratam à respeito do Bitcoin em diversos cenários, trazendo então a oportunidade de fazer parte da construção deste estudo.

Biografia do Autor

  • Felipe Chiarello de Souza Pinto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Político e Econômico e Membro da Academia Mackenzista de Letras. Membro da Comissão de Revisão da Matriz Curricular da Graduação em Direito no Brasil (Convidado Externo CNE), Membro do Comitê da Área do Direito no Programa SciELO/ FAPESP, Membro do Conselho Editorial da Revista da Procuradoria-Geral do Banco Central e Membro Titular da Academia Paulista de Letras Jurídicas, Parecerista na Área do Direito da CAPESMEC, Professor visitante no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito - Mestrado e Doutorado - URI - Ângelo-RS, Professor colaborador do Programa de Pósgraduação em Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF).
  • Tais Ramos, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
    Doutoranda em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com período sanduíche na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Direitos Sociais e Políticas Públicas, Graduada em Direito e Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Advogada, Professora do Curso de Direito da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e da Pós-graduação Lato Sensu em Advocacia Trabalhista e Previdenciária da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)/Conselho Federal da OAB (CFOAB/ENA).
  • Adriana Coppo Cyrino, Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
    Membro do grupo de pesquisa na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Advogada.

Downloads

Publicado

2018-09-20

Edição

Seção

Artigos